Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34550
Título: Desenvolvimento cognitivo e neuromotor analisados a partir de desenhos das crianças
Título(s) alternativo(s): Cognitive and neuromotor development analyzed through children's drawings
Autor(es): Silva, Edna Ferreira da
Orientador(es): Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de
Palavras-chave: Psicomotricidade
Desenho infantil
Crianças - Aptidão para o desenho
Testes de habilidades cognitivas
Movement, Psychology of
Children's drawings
Drawing ability in children
Cognitive abilities test
Data do documento: 1-Set-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SILVA, Edna Ferreira da. Desenvolvimento cognitivo e neuromotor analisados a partir de desenhos das crianças. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal a análise do desenvolvimento neuromotor e cognitivo com base nos desenhos de alunos, com idades delimitadas entre 6 (seis) e 14 (catorze) anos e 11 (onze) meses, matriculados no Ensino Fundamental I, da Rede Municipal de Educação do município de Telêmaco Borba, no Estado do Paraná. Como embasamento teórico, foram estudados teóricos que abordam o desenvolvimento humano tanto do ponto de vista filosófico, como Aranha (2006), Trevisan (2009), Ventura e Cubas (2011) e Ventura e Cubas (2011), quanto do ponto de vista psicológico e da Neurociência, como Dolle (1987), Vygotsky (2007), Bock, Furtado e Teixeira (2011), Prestes (2012), Papalia e Feldman (2013), Ribeiro (2016), Delgado (2018), Piletti, Rossato M. e Rossato G. (2018). Para compreender sobre o desenho infantil, foram utilizadas as obras de Derdyk (2003), Mèredieu (2006), Cox (2012), Rabello (2014), Cognet (2014). E, para tratar da psicomotricidade, foram utilizados como referência teórica Le Boulch (1987), Sànchez, Martins e Peñalves (2003), Gonçalves (2009), Fonseca (2012) e Alves (2012). Com base no aporte teórico estabelecido, realizamos uma pesquisa documental de natureza qualitativa, descritiva e explicativa, utilizando o quadro de desenvolvimento de Piaget e as características apresentadas por Derdyk (2003), Mèredieu (2006), Cox (2012), Rabello (2014), Cognet (2014). Os desenhos utilizados como dados da pesquisa foram coletados por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, uma vez que a pesquisa não envolveu o contato direto com os alunos e professores das instituições. Com base na análise dos dados, foram identificadas possibilidades de intervenção psicomotora para desenvolver aspectos neuromotores e cognitivos abaixo do esperado para a idade cronológica da criança. Além disso foi desenvolvido um produto educacional, um Site de Formação, com objetivo de capacitar os professores a organizar atividades e intervenções objetivas de acordo com as necessidades evidenciadas pelos desenhos. Consideramos que essa pesquisa possui grande relevância no âmbito educacional, contribuindo para ampliar o debate e a pesquisa nessa área.
Abstract: The present research aimed at analyzing the neuromotor and cognitive development based on the drawings of students, aged between 6 and 14 years and 11 months, enrolled in the Elementary School I of the Municipal Education Network in the city of Telêmaco Borba, Paraná State, Brazil. The theoretical framework encompassed studies on human development from both philosophical perspectives, such as Aranha (2006), Trevisan (2009), Ventura and Cubas (2011), and psychological and neuroscientific perspectives, including Dolle (1987), Vygotsky (2007), Bock, Furtado, and Teixeira (2011), Prestes (2012), Papalia and Feldman (2013), Ribeiro (2016), Delgado (2018), Piletti, Rossato M., and Rossato G. (2018). To comprehend children's drawings, works by Derdyk (2003), Mèredieu (2006), Cox (2012), Rabello (2014), and Cognet (2014) were consulted. For the study of psychomotor skills, theoretical references included Le Boulch (1987), Sànchez, Martins, and Peñalves (2003), Gonçalves (2009), Fonseca (2012), and Alves (2012). Based on the established theoretical framework, a qualitative, descriptive, and explanatory documentary research was conducted, utilizing Piaget's developmental framework and the characteristics presented by Derdyk (2003), Mèredieu (2006), Cox (2012), Rabello (2014), and Cognet (2014). The drawings used as research data were collected through the Municipal Education Secretariat, as the research did not involve direct contact with students and teachers from the institutions. Based on the data analysis, possibilities for psychomotor interventions were identified to develop neuromotor and cognitive aspects below the expected level for the children's chronological age. Additionally, an educational product, a Training Website, was developed with the aim of equipping teachers to organize activities and objective interventions according to the needs evidenced by the drawings.We consider this research to be highly relevant in the educational field, contributing to the expansion of debates and research in this area.
Descrição: Acompanha produção técnica: Analisando o desenho infantil
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34550
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
desenvolvimentocognitivoneuromotor.pdf3,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
analisandodesenhoinfantil_produto.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons