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Título: A abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e a criatividade na prática docente da educação infantil
Título(s) alternativo(s): The Science, Technology, Society and Environment (STSE) approach and creativity in early childhood education teaching practice
Autor(es): Latoski, Tatiane Niederheitmann
Orientador(es): Sutil, Noemi
Palavras-chave: Professores - Formação
Criatividade
Ciência - Conhecimentos e aprendizagem
Tecnologia
Ciência - Estudo e ensino
Ciência - Aspectos sociais
Educação de crianças
Teachers, Training of
Creative ability
Science - Knowledge and learning
Technology
Science - Study and teaching
Science - Social aspects
Early childhood education
Data do documento: 26-Out-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LATOSKI, Tatiane Niederheitmann. A abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e a criatividade na prática docente da educação infantil. 2022. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: O trabalho “A abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e a criatividade na prática docente da Educação Infantil” apresenta a pesquisa sobre correlações entre pressupostos da abordagem CTSA a aspectos da criatividade, envolvendo interações entre seres e seus espaços vivenciais em referência à Educação Infantil. Na infância, se estabelecem importantes bases da formação humana, remetendo, a professores e sociedade, o despertar consciente de tamanha responsabilidade. Apesar de avanços relacionados à legislação nos últimos anos, percebe-se a necessidade de mudança de mentalidade, concepções e práticas de atuação dos professores. Na conjuntura dessas demandas, propôs-se refletir sobre processos de aprendizagem e criação, tanto de criança, quanto de professores, envolvendo as interações entre seres e seus espaços vivenciais. A documentação dos processos pode possibilitar a melhor compreensão dos percursos e, assim, agregar potencialidades, para nutrir e apoiar as crianças e os docentes em seus processos criativos e reflexivos e, consequentemente, na elaboração de proposições aos problemas diversos nos cenários contemporâneos. Enfatiza-se a oferta de espaços que acolhem e instigam as crianças a investigarem e descobrirem respostas sobre a vida e o mundo. O objeto do estudo envolve a formação e reflexões sobre a prática docente de profissionais, que atuam com crianças de 4 a 5 anos, em alusão à abordagem de ciências na Educação Infantil. Como objetivos específicos, propõem-se: correlacionar pressupostos da abordagem CTSA a aspectos da criatividade; relacionar as metas formativas da abordagem CTSA aos direitos de aprendizagem propostos na BNCC [Base Nacional Comum Curricular], para a Educação Infantil; e delinear concepção de criatividade com base em pressupostos de Sociologia da Ciência. Em referência à interface CTSA e criatividade, correlacionam-se a Teoria do Flow, a Teoria da Expertise e Aprendizagem Criativa, enfatizando a importância da qualidade, intencionalidade e continuidade das experiências de aprendizagem. Este estudo possui ênfase qualitativa e abrange três etapas: pesquisa bibliográfica, compreende perspectivas teóricas sobre criatividade; pesquisa documental, concernente à análise da BNCC; ações com profissionais que atuam com a Educação Infantil em curso de extensão. O estudo dos materiais bibliográficos/documental remete a pressupostos de Análise de Conteúdo.
Abstract: The work “The Science, Technology, Society and Environment (STSE) approach and creativity in the teaching practice of Early Childhood Education” presents research on correlations between assumptions of the STSE approach and aspects of creativity, involving interactions between beings and their living spaces in reference to the Early Childhood Education. In childhood, important foundations of human formation are established, sending teachers and society to the conscious awakening of such responsibility. Despite advances related to legislation in recent years, there is a need for changes in teachers’ conceptions and practices. In the context of these demands, it is proposed to reflect on learning and creation processes, both for children and teachers, involving interactions between beings and their living spaces. Observation and records make it possible to understand the course and thus add potential to nourish and support children and teachers in their creative processes and, consequently, in the elaboration of propositions to different problems in contemporary scenarios. It is emphasized free and spontaneous play and the proposition of challenging spaces. The object of the study involves training and reflections on the teaching practice of professionals who work with children from 4 to 5 years old, alluding to the approach to science in Early Childhood Education. As specific objectives, it is proposed: to correlate assumptions of the STSE approach to aspects of creativity; to relate the formative goals of the STSE approach to the learning rights proposed in the BNCC [National Common Curriculum Base] for Early Childhood Education; and to outline the conception of creativity based on assumptions of the Sociology of Science. In reference to the STSE interface and creativity, the Flow Theory, the Theory of Expertise and Creative Learning are correlated, emphasizing the importance of quality and intentionality of learning experiences. This study with a qualitative emphasis covers three stages: bibliographic research covering theoretical perspectives on creativity; documentary research, concerning the analysis of the BNCC; actions with professionals who work with Early Childhood Education in an extension course. The study of bibliographic/documentary materials refers to Content Analysis assumptions.
Descrição: Acompanha: Criatividade e abordagem de ciências em perspectiva da educação CTSA: uma proposta de curso de extensão para profissionais da Educação Infantil
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33067
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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