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dc.creatorLatoski, Tatiane Niederheitmann-
dc.date.accessioned2023-12-13T21:02:11Z-
dc.date.available2023-12-13T21:02:11Z-
dc.date.issued2022-10-26-
dc.identifier.citationLATOSKI, Tatiane Niederheitmann. A abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e a criatividade na prática docente da educação infantil. 2022. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33067-
dc.descriptionAcompanha: Criatividade e abordagem de ciências em perspectiva da educação CTSA: uma proposta de curso de extensão para profissionais da Educação Infantilpt_BR
dc.description.abstractThe work “The Science, Technology, Society and Environment (STSE) approach and creativity in the teaching practice of Early Childhood Education” presents research on correlations between assumptions of the STSE approach and aspects of creativity, involving interactions between beings and their living spaces in reference to the Early Childhood Education. In childhood, important foundations of human formation are established, sending teachers and society to the conscious awakening of such responsibility. Despite advances related to legislation in recent years, there is a need for changes in teachers’ conceptions and practices. In the context of these demands, it is proposed to reflect on learning and creation processes, both for children and teachers, involving interactions between beings and their living spaces. Observation and records make it possible to understand the course and thus add potential to nourish and support children and teachers in their creative processes and, consequently, in the elaboration of propositions to different problems in contemporary scenarios. It is emphasized free and spontaneous play and the proposition of challenging spaces. The object of the study involves training and reflections on the teaching practice of professionals who work with children from 4 to 5 years old, alluding to the approach to science in Early Childhood Education. As specific objectives, it is proposed: to correlate assumptions of the STSE approach to aspects of creativity; to relate the formative goals of the STSE approach to the learning rights proposed in the BNCC [National Common Curriculum Base] for Early Childhood Education; and to outline the conception of creativity based on assumptions of the Sociology of Science. In reference to the STSE interface and creativity, the Flow Theory, the Theory of Expertise and Creative Learning are correlated, emphasizing the importance of quality and intentionality of learning experiences. This study with a qualitative emphasis covers three stages: bibliographic research covering theoretical perspectives on creativity; documentary research, concerning the analysis of the BNCC; actions with professionals who work with Early Childhood Education in an extension course. The study of bibliographic/documentary materials refers to Content Analysis assumptions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectCiência - Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiência - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectCreative abilitypt_BR
dc.subjectScience - Knowledge and learningpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectScience - Social aspectspt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.titleA abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e a criatividade na prática docente da educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeThe Science, Technology, Society and Environment (STSE) approach and creativity in early childhood education teaching practicept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO trabalho “A abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e a criatividade na prática docente da Educação Infantil” apresenta a pesquisa sobre correlações entre pressupostos da abordagem CTSA a aspectos da criatividade, envolvendo interações entre seres e seus espaços vivenciais em referência à Educação Infantil. Na infância, se estabelecem importantes bases da formação humana, remetendo, a professores e sociedade, o despertar consciente de tamanha responsabilidade. Apesar de avanços relacionados à legislação nos últimos anos, percebe-se a necessidade de mudança de mentalidade, concepções e práticas de atuação dos professores. Na conjuntura dessas demandas, propôs-se refletir sobre processos de aprendizagem e criação, tanto de criança, quanto de professores, envolvendo as interações entre seres e seus espaços vivenciais. A documentação dos processos pode possibilitar a melhor compreensão dos percursos e, assim, agregar potencialidades, para nutrir e apoiar as crianças e os docentes em seus processos criativos e reflexivos e, consequentemente, na elaboração de proposições aos problemas diversos nos cenários contemporâneos. Enfatiza-se a oferta de espaços que acolhem e instigam as crianças a investigarem e descobrirem respostas sobre a vida e o mundo. O objeto do estudo envolve a formação e reflexões sobre a prática docente de profissionais, que atuam com crianças de 4 a 5 anos, em alusão à abordagem de ciências na Educação Infantil. Como objetivos específicos, propõem-se: correlacionar pressupostos da abordagem CTSA a aspectos da criatividade; relacionar as metas formativas da abordagem CTSA aos direitos de aprendizagem propostos na BNCC [Base Nacional Comum Curricular], para a Educação Infantil; e delinear concepção de criatividade com base em pressupostos de Sociologia da Ciência. Em referência à interface CTSA e criatividade, correlacionam-se a Teoria do Flow, a Teoria da Expertise e Aprendizagem Criativa, enfatizando a importância da qualidade, intencionalidade e continuidade das experiências de aprendizagem. Este estudo possui ênfase qualitativa e abrange três etapas: pesquisa bibliográfica, compreende perspectivas teóricas sobre criatividade; pesquisa documental, concernente à análise da BNCC; ações com profissionais que atuam com a Educação Infantil em curso de extensão. O estudo dos materiais bibliográficos/documental remete a pressupostos de Análise de Conteúdo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5345797594977195pt_BR
dc.contributor.advisor1Sutil, Noemi-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3095-3999pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8521202508638875pt_BR
dc.contributor.referee1Sutil, Noemi-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3095-3999pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8521202508638875pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Olzeni Leite Costa-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0571-9095pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9760379822581669pt_BR
dc.contributor.referee3Kaick, Tamara Simone van-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2959-5223pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3098889665319889pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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