Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32276
Título: Jogos educacionais para as disciplinas de história e geografia para anos iniciais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Educational games for the disciplines of history and geography of the early years of elementary school
Autor(es): Parra, Mariana Alcantara
Orientador(es): Silva, Armando Paulo da
Palavras-chave: Jogos educativos
Aprendizagem ativa
Ensino fundamental
Professores - Formação
Educational games
Active learning
Fundamental education
Teachers, Training of
Data do documento: 23-Ago-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: PARRA, Mariana Alcantara. Jogos educacionais para as disciplinas de história e geografia para os anos iniciais do ensino fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: O intuito desta pesquisa é analisar as contribuições da utilização de jogos manipuláveis envolvendo conteúdos de História e de Geografia para o processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, buscou-se responder a seguinte questão: “por que os jogos manipuláveis são pouco utilizados pelos professores no processo de ensino e aprendizagem dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental?”. Dessa forma, foi realizada uma revisão de literatura envolvendo a formação de professores e os jogos no processo de ensino e aprendizado. A metodologia utilizada foi a qualitativa e para o tratamento e análise dos dados, optou-se pela análise qualitativa analítica. O instrumento de coleta de dados foi um questionário elaborado no Google Forms, cuja aplicação foi realizada após a Oficina de formação continuada dos professores utilizando o kit com quatro jogos que compõem o Produto Educacional: Quebra-Cabeça Geográfico, Jogos da Memória e de Cartas de História e Geografia e Dominó Geográfico. Esses jogos visam auxiliar os professores de História e Geografia dos quartos e quintos anos do Ensino Fundamental. A pesquisa detectou, na realidade dos professores participantes da pesquisa, uma carência de jogos manipuláveis para essas disciplinas, bem como uma escassa formação continuada de professores no que se diz respeito à utilização de metodologia que o processo ensino e aprendizagem está centrado na construção do conhecimento pelos alunos. Os professores apontaram em suas falas, que houve contribuições expressivas para a prática em sala de aula envolvendo o como, o porquê e o para que utilizar metodologias de ensino diversificadas que permitam às crianças dessa fase da aprendizagem se apropriarem de conhecimentos mais complexos de História e Geografia.
Abstract: The purpose of this research is to analyze the contributions of the use of manipulable games involving History and Geography contents to the teaching and learning process in the Early Years of Elementary School. To this end, we sought to answer the following question: “why are manipulable games little used by teachers in the teaching and learning process of the Early Years of Elementary School?". Thus, a literature review was carried out involving teacher education and games in the teaching and learning process. The methodology used was qualitative and for the treatment and analysis of the data, we opted for the analytical qualitative analysis. The data collection instrument was a questionnaire developed in Google Forms, whose application was carried out after the Workshop of continuing education of teachers using the kit with four games that make up the Educational Product: Geographical Puzzle, Memory Games and History and Geography Cards and Geographical Dominoes. These games aim to help the teachers of History and Geography of the fourth and fifth years of elementary school. The research detected, in the reality of the teachers participating in the research, a lack of manipulable games for these disciplines, as well as a scarce continuing education of teachers with regard to the use of methodology that the teaching and learning process is centered on the construction of knowledge by students. The teachers pointed out in their speeches that there were significant contributions to their practice in the classroom involving the how, why and what to use diversified teaching methodologies that allow children in this phase of learning to appropriate more complex knowledge of History and Geography.
Descrição: Acompanha: Jogos educacionais para as disciplinas de história e geografia para anos iniciais do ensino fundamental
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32276
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jogoseducacionaishistoriageografia.pdf2,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
jogoseducacionaishistoriageografia_produto.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons