Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32276
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorParra, Mariana Alcantara
dc.date.accessioned2023-08-31T20:27:18Z-
dc.date.available2023-08-31T20:27:18Z-
dc.date.issued2023-08-23
dc.identifier.citationPARRA, Mariana Alcantara. Jogos educacionais para as disciplinas de história e geografia para os anos iniciais do ensino fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32276-
dc.descriptionAcompanha: Jogos educacionais para as disciplinas de história e geografia para anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this research is to analyze the contributions of the use of manipulable games involving History and Geography contents to the teaching and learning process in the Early Years of Elementary School. To this end, we sought to answer the following question: “why are manipulable games little used by teachers in the teaching and learning process of the Early Years of Elementary School?". Thus, a literature review was carried out involving teacher education and games in the teaching and learning process. The methodology used was qualitative and for the treatment and analysis of the data, we opted for the analytical qualitative analysis. The data collection instrument was a questionnaire developed in Google Forms, whose application was carried out after the Workshop of continuing education of teachers using the kit with four games that make up the Educational Product: Geographical Puzzle, Memory Games and History and Geography Cards and Geographical Dominoes. These games aim to help the teachers of History and Geography of the fourth and fifth years of elementary school. The research detected, in the reality of the teachers participating in the research, a lack of manipulable games for these disciplines, as well as a scarce continuing education of teachers with regard to the use of methodology that the teaching and learning process is centered on the construction of knowledge by students. The teachers pointed out in their speeches that there were significant contributions to their practice in the classroom involving the how, why and what to use diversified teaching methodologies that allow children in this phase of learning to appropriate more complex knowledge of History and Geography.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectFundamental educationpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.titleJogos educacionais para as disciplinas de história e geografia para anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeEducational games for the disciplines of history and geography of the early years of elementary schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO intuito desta pesquisa é analisar as contribuições da utilização de jogos manipuláveis envolvendo conteúdos de História e de Geografia para o processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, buscou-se responder a seguinte questão: “por que os jogos manipuláveis são pouco utilizados pelos professores no processo de ensino e aprendizagem dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental?”. Dessa forma, foi realizada uma revisão de literatura envolvendo a formação de professores e os jogos no processo de ensino e aprendizado. A metodologia utilizada foi a qualitativa e para o tratamento e análise dos dados, optou-se pela análise qualitativa analítica. O instrumento de coleta de dados foi um questionário elaborado no Google Forms, cuja aplicação foi realizada após a Oficina de formação continuada dos professores utilizando o kit com quatro jogos que compõem o Produto Educacional: Quebra-Cabeça Geográfico, Jogos da Memória e de Cartas de História e Geografia e Dominó Geográfico. Esses jogos visam auxiliar os professores de História e Geografia dos quartos e quintos anos do Ensino Fundamental. A pesquisa detectou, na realidade dos professores participantes da pesquisa, uma carência de jogos manipuláveis para essas disciplinas, bem como uma escassa formação continuada de professores no que se diz respeito à utilização de metodologia que o processo ensino e aprendizagem está centrado na construção do conhecimento pelos alunos. Os professores apontaram em suas falas, que houve contribuições expressivas para a prática em sala de aula envolvendo o como, o porquê e o para que utilizar metodologias de ensino diversificadas que permitam às crianças dessa fase da aprendizagem se apropriarem de conhecimentos mais complexos de História e Geografia.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-2308-9194pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4298785616184221pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Armando Paulo da
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8186-051Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6724994186659242pt_BR
dc.contributor.referee1Gois, Anália Maria Dias de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2862-2197pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4586819633388057pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Armando Paulo da-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8186-051Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6724994186659242pt_BR
dc.contributor.referee3Casa Grande Junior, Dirceu-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4791-3005pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7595281823269320pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jogoseducacionaishistoriageografia.pdf2,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
jogoseducacionaishistoriageografia_produto.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons