Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31559
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCaldeira, Adriana Ikegame-
dc.date.accessioned2023-06-13T20:13:19Z-
dc.date.available2023-06-13T20:13:19Z-
dc.date.issued2023-04-06-
dc.identifier.citationCALDEIRA, Adriana Ikegame. Exploração de tarefas em um contexto da cinemática à luz da educação matemática realística. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31559-
dc.descriptionAcompanha: Matemática em uma fração de tempo: para professores; Matemática em uma fração de tempo: para alunospt_BR
dc.description.abstractThis paper presents the result of a professional master's research and discusses alternatives for a practice of teaching mathematics based on the principles of Realistic Mathematics Education (RME), which brings mathematics as a science, broad and interdisciplinary. These possibilities come from the development and exploration of the teaching and learning of mathematics, in the light of RME, through tasks that bring in their statements learning objects constructed through the GeoGebra software and the kinematics theme. This is an interpretative qualitative research, whose focus was to develop, describe and analyze tasks and their applications to 1st year high school students at a public school in the state of Paraná, with a view to discussing and reflecting on the principles of RME through the Analysis of Written Production as an investigative practice. The applied tasks were organized in an e-book in two versions: one for students and the other for teachers. The students' version features progressive engagements; that of the professors, suggests possible solutions with guidelines that comprise RME's guiding principles. This e-book (Math in a Split Time), an educational product, is associated with the developed dissertation, in which the reflections generated from the analysis of the results, evidenced the teaching and learning potential of mathematics through kinematics from the perspective of RME.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimentopt_BR
dc.subjectCinemáticapt_BR
dc.subjectGeoGebra (Software)pt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics - Examinations, questions, etcpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach to knowledgept_BR
dc.subjectKinematicspt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.titleExploração de tarefas em um contexto da cinemática à luz da educação matemática realísticapt_BR
dc.title.alternativeExploration of tasks in a kinematics context in the light of realistic mathe-matics educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa de mestrado profissional, no qual discute alternativas para uma prática de ensino de matemática fundada em princípios da Educação Matemática Realística (RME), a qual traz a matemática como atividade humana, com caráter amplo e interdisciplinar. Essas possibilidades são oriundas do desenvolvimento e exploração dos processos de ensino e da aprendizagem da matemática, à luz da RME, por meio de tarefas que trazem em seus enunciados Objetos de Aprendizagem construídos por meio do software GeoGebra e a temática cinemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo foco foi elaborar, descrever e analisar tarefas e suas aplicações aos estudantes do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado do Paraná, com vistas a discutir e refletir acerca dos princípios da RME. As tarefas aplicadas foram organizadas em dois e-books: um destinado a alunos e outro para professores. A versão dos alunos apresenta engajamentos progressivos para o desenvolvimento das tarefas; a dos professores, sugere possibilidades de solução com orientações que compreendem princípios norteadores da RME. Esses e-books (Matemática em uma Fração de Tempo), produtos educacionais, com uma relação intrínseca à dissertação desenvolvida, e as reflexões geradas a partir da análise da aplicação de três tarefas, evidenciaram o potencial de ensino e de aprendizagem da matemática por meio da cinemática sob a perspectiva da RME.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-8439-2333pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7278832945078916pt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares, Marcele-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6844-6525pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3399032085207656pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Karina Alessandra Pessoa da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1766-137Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4960826662569812pt_BR
dc.contributor.referee2Tavares, Marcele-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6844-6525pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3399032085207656pt_BR
dc.contributor.referee3Ferreira, Pamela Emanueli Alves-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-9420-8536pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1845347041325856pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tarefascontextocinematicarme.pdf3,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
tarefascontextocinematicarme_produto_1.pdf886,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
tarefascontextocinematicarme_produto_2.pdf902,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons