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Título: Trilhas ecológicas e objetos digitais de aprendizagem: possibilidades para o ensino de ciências e biologia
Título(s) alternativo(s): Ecological trails and digital learning objects: possibilities for teaching science and biology
Autor(es): Pinheiro, Rúbia Freitas
Orientador(es): Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter
Palavras-chave: Trilhas
Ciência - Estudo e ensino
Biologia - Estudo e ensino
Recursos naturais - Conservação
Áreas protegidas
Realidade virtual
Ciberespaço
Florestas
Piraí do Sul (PR)
Trails
Science - Study and teaching
Biology - Study and teaching
Conservation of natural resources
Protected areas
Virtual reality
Cyberspace
Forests and forestry
Data do documento: 2-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: PINHEIRO, Rúbia Freitas. Trilhas ecológicas e objetos digitais de aprendizagem: possibilidades para o ensino de ciências e biologia. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar as potencialidades de um passeio virtual em trilhas ecológicas de uma Unidade de Conservação usando objetos digitais para o ensino de ciências e biologia. Partiu da premissa que recursos de ensino que incluem espaços naturais e objetos digitais, são ferramentas colaborativas no processo de aprendizagem. A proposta se ancora em conceitos de virtualização e cyberespaço, vinculados à aula passeio de Freinet, com metodologia aplicada e qualitativa. O local de estudo foi a Floresta Nacional de Piraí do Sul, no Paraná. Após realização de uma saída de campo para reconhecimento da área e aquisição das imagens 360º dos espaços (através do recurso Google Street View) o passeio virtual foi desenvolvido pelo programa Google Site resultando em uma plataforma de realidade virtual. A fim validar o produto educacional, foi organizado um encontro com acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Ponta Grossa, apresentando o passeio virtual e aplicando um questionário e uma avaliação individual em relação ao material pedagógico. Os resultados foram analisados por meio de Análise Textual Discursiva, a fim de construir um olhar sobre o uso de objetos digitais para fins pedagógicos. As percepções obtidas foram de contribuição da realidade virtual para atividades de ensino, fortalecendo a construção da autonomia discente e do conhecimento, considerada como um benefício para o professor. Afinal, os passeios virtuais permitem que se explore espaços diferenciados, desde museus, parques, laboratórios e diferentes acervos, além de espaços naturais como unidades de conservação. Além das contribuições teóricas, foi possível elaborar e disponibilizar gratuitamente um recurso educacional de auxílio para prática docente, onde os usuários podem ter acesso ao conhecimento de forma diferente, munidos dos objetos digitais.
Abstract: This work aimed to analyze the potential of a virtual tour on ecological trails in a Conservation Unit using digital objects for teaching science and biology. It started from the premise that teaching resources that include natural spaces and digital objects are collaborative tools in the learning process. The proposal is anchored in concepts of virtualization and cyberspace, linked to Freinet's tour class, with applied and qualitative methodology. The study site was the Piraí do Sul National Forest, in Paraná. After carrying out a field trip to recognize the area and acquire 360º images of the spaces (through the Google Street View resource), the virtual tour was developed by the Google Site program, resulting in a virtual reality platform. In order to validate the educational product, a meeting was organized with academics from the Biological Sciences Degree Course at the Federal Technological University of Paraná, Ponta Grossa campus, presenting the virtual tour and applying a questionnaire and an individual evaluation in relation to the pedagogical material. The results were analyzed using Discursive Textual Analysis, in order to construct a look at the use of digital objects for pedagogical purposes. The perceptions obtained were of the contribution of virtual reality to teaching activities, strengthening the construction of student autonomy and knowledge, considered as a benefit for the teacher. After all, virtual tours allow you to explore different spaces, from museums, parks, laboratories and different collections, in addition to natural spaces such as conservation units. In addition to the theoretical contributions, it was possible to develop and make available, free of charge, an educational resource to aid teaching practice, where users can access knowledge in a different way, equipped with digital objects.
Descrição: Acompanha produção técnica: Trilhas ecológicas e objetos digitais de aprendizagem: possibilidades para o ensino de ciências e biologia
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31374
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