Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31374
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinheiro, Rúbia Freitas-
dc.date.accessioned2023-05-10T14:58:33Z-
dc.date.available2023-05-10T14:58:33Z-
dc.date.issued2022-12-02-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Rúbia Freitas. Trilhas ecológicas e objetos digitais de aprendizagem: possibilidades para o ensino de ciências e biologia. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31374-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Trilhas ecológicas e objetos digitais de aprendizagem: possibilidades para o ensino de ciências e biologiapt_BR
dc.description.abstractThis work aimed to analyze the potential of a virtual tour on ecological trails in a Conservation Unit using digital objects for teaching science and biology. It started from the premise that teaching resources that include natural spaces and digital objects are collaborative tools in the learning process. The proposal is anchored in concepts of virtualization and cyberspace, linked to Freinet's tour class, with applied and qualitative methodology. The study site was the Piraí do Sul National Forest, in Paraná. After carrying out a field trip to recognize the area and acquire 360º images of the spaces (through the Google Street View resource), the virtual tour was developed by the Google Site program, resulting in a virtual reality platform. In order to validate the educational product, a meeting was organized with academics from the Biological Sciences Degree Course at the Federal Technological University of Paraná, Ponta Grossa campus, presenting the virtual tour and applying a questionnaire and an individual evaluation in relation to the pedagogical material. The results were analyzed using Discursive Textual Analysis, in order to construct a look at the use of digital objects for pedagogical purposes. The perceptions obtained were of the contribution of virtual reality to teaching activities, strengthening the construction of student autonomy and knowledge, considered as a benefit for the teacher. After all, virtual tours allow you to explore different spaces, from museums, parks, laboratories and different collections, in addition to natural spaces such as conservation units. In addition to the theoretical contributions, it was possible to develop and make available, free of charge, an educational resource to aid teaching practice, where users can access knowledge in a different way, equipped with digital objects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectTrilhaspt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRecursos naturais - Conservaçãopt_BR
dc.subjectÁreas protegidaspt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectCiberespaçopt_BR
dc.subjectFlorestaspt_BR
dc.subjectPiraí do Sul (PR)pt_BR
dc.subjectTrailspt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectBiology - Study and teachingpt_BR
dc.subjectConservation of natural resourcespt_BR
dc.subjectProtected areaspt_BR
dc.subjectVirtual realitypt_BR
dc.subjectCyberspacept_BR
dc.subjectForests and forestrypt_BR
dc.titleTrilhas ecológicas e objetos digitais de aprendizagem: possibilidades para o ensino de ciências e biologiapt_BR
dc.title.alternativeEcological trails and digital learning objects: possibilities for teaching science and biologypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo analisar as potencialidades de um passeio virtual em trilhas ecológicas de uma Unidade de Conservação usando objetos digitais para o ensino de ciências e biologia. Partiu da premissa que recursos de ensino que incluem espaços naturais e objetos digitais, são ferramentas colaborativas no processo de aprendizagem. A proposta se ancora em conceitos de virtualização e cyberespaço, vinculados à aula passeio de Freinet, com metodologia aplicada e qualitativa. O local de estudo foi a Floresta Nacional de Piraí do Sul, no Paraná. Após realização de uma saída de campo para reconhecimento da área e aquisição das imagens 360º dos espaços (através do recurso Google Street View) o passeio virtual foi desenvolvido pelo programa Google Site resultando em uma plataforma de realidade virtual. A fim validar o produto educacional, foi organizado um encontro com acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Ponta Grossa, apresentando o passeio virtual e aplicando um questionário e uma avaliação individual em relação ao material pedagógico. Os resultados foram analisados por meio de Análise Textual Discursiva, a fim de construir um olhar sobre o uso de objetos digitais para fins pedagógicos. As percepções obtidas foram de contribuição da realidade virtual para atividades de ensino, fortalecendo a construção da autonomia discente e do conhecimento, considerada como um benefício para o professor. Afinal, os passeios virtuais permitem que se explore espaços diferenciados, desde museus, parques, laboratórios e diferentes acervos, além de espaços naturais como unidades de conservação. Além das contribuições teóricas, foi possível elaborar e disponibilizar gratuitamente um recurso educacional de auxílio para prática docente, onde os usuários podem ter acesso ao conhecimento de forma diferente, munidos dos objetos digitais.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-0510-8956pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7308817548239186pt_BR
dc.contributor.advisor1Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8453-0751pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6914975623530073pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Szmoski, Romeu Miqueias-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0968-7158pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5919669935159197pt_BR
dc.contributor.referee1Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8453-0751pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6914975623530073pt_BR
dc.contributor.referee2Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9591-1960pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5266519228515641pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Everaldo dos-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-0068-1670pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4732435096321874pt_BR
dc.contributor.referee4Szmoski, Romeu Miqueias-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-0968-7158pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5919669935159197pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
passeiovirtualensinodecienciasebiologia.pdf3,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
passeiovirtualensinodecienciasebiologia_produto.pdf85,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons