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Título: A educação ambiental para o ensino de ciências na escola municipal Prefeito Francisco Ferreira Claudino em São José dos Pinhais - PR
Título(s) alternativo(s): Environmental education for science teaching at municipal school Prefeito Francisco Ferreira Claudino in São José dos Pinhais - PR
Autor(es): Rosa, Alfranio Gonsaga Ferreira da
Orientador(es): Fortes Gonzalez, Carlos Eduardo
Palavras-chave: Educação ambiental
Ciência - Estudo e ensino
Educação - São José dos Pinhais (PR)
Planejamento educacional
Environmental education
Science - Study and teaching
Education - São José dos Pinhais (Brazil)
Educational planning
Data do documento: 18-Ago-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ROSA, Alfranio Gonsaga Ferreira da. A educação ambiental para o ensino de ciências na escola municipal Prefeito Francisco Ferreira Claudino em São José dos Pinhais - PR. 2022. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Esta pesquisa analisa a Educação Ambiental formal no Ensino de Ciências de 5º ano na Escola Municipal Prefeito Francisco Ferreira Claudino, em São José dos Pinhais, Paraná, Brasil. A escolha da temática desenvolveu-se com a inquietude e insatisfação pessoal do autor ao observar a Educação Ambiental alocada a uma invisibilidade na ação pedagógica no contexto escolar, aliada ao processo de reconstrução do autor durante o percurso como mestrando no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET), Área de Concentração: Ensino, Aprendizagem e mediações, dentro da linha de pesquisa: Práticas pedagógicas e formação de professores em Ensino de Ciências e Matemática. As análises e discussões e os questionamentos surgidos durante esse percurso acadêmico definiram o problema da pesquisa: Como promover no Ensino de Ciências uma Educação Ambiental aplicada no quinto ano da Escola Municipal Prefeito Francisco Ferreira Claudino em São José dos Pinhais-PR? Definiram-se como referências estudos decorrentes da análise dos documentos oficiais, tendo a sua justificativa devidamente outorgada pelas apreciações e análises referentes à Educação Ambiental no contexto escolar na educação básica. Portanto, trata-se de uma pesquisa que tem como metodologia a análise documental. O produto educacional resultante da dissertação contemplará a ação docente dos professores de Ciências da referida escola, bem como todos os docentes da rede municipal de ensino de São José dos Pinhais, ao considerar seu Referencial Curricular como uma das bases teóricas para a sua construção e será disponibilizado de forma impressa na unidade, no formato digital e para consulta permanente no repositório do PPGFCET, podendo ser utilizado por professores e gestores. Concluímos, portanto, que a Educação Ambiental consiste em vital ferramenta de construção para uma sociedade composta por valores difundidos em ações ambientais, sendo o indivíduo um sujeito ecológico, desconsiderando-se, assim, a dicotomia entre o homem e a natureza.
Abstract: This research analyzes formal Environmental Education in the 5th year of Science Teaching at Municipal School Prefeito Francisco Ferreira Claudino in São José dos Pinhais, Paraná, Brazil. The choice of theme was developed with the author’s restlessness and personal dissatisfaction when observing Environmental Education allocated to an invisibility in the pedagogical action in the school context, allied to the author’s reconstruction process during the course as a Master’s student in the Graduate Program in Scientific, Educational and Technological Training (PPGFCET), Area of Concentration: Teaching, Learning and Mediations, within the research line: Pedagogical practices and teacher training in Science and Mathematics Teaching. The analyzes and discussions and the questions that emerged during this academic journey defined the research problem: How to promote in Science Teaching an Environmental Education applied in the fifth year of the Municipal School Prefeito Francisco Ferreira Claudino in São José dos Pinhais-PR? We used studies from the analysis of official documents as references, having their justification duly granted by the assessments and analyzes referring to Environmental Education in the school context in basic education. Therefore, it is a research whose methodology is document analysis. The educational product resulting from the dissertation will contemplate the teaching action of the Science teachers at the referred school, as well as all the teachers of the municipal education network of São José dos Pinhais, when considering its Curricular Reference as one of the theoretical bases for its construction and printed material will be available at the unit, in digital format and for permanent consultation in the PPGFCET repository and can be used by teachers and managers. We conclude, therefore, that Environmental Education is a vital construction tool for a society composed of values disseminated in environmental actions, with the individual being an ecological subject, thus disregarding the dichotomy between man and nature.
Descrição: Acompanha: Aplicabilidades de educação ambiental no ensino de ciências na educação básica no contexto do 5º ano do ensino fundamental
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30389
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