Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30389
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRosa, Alfranio Gonsaga Ferreira da-
dc.date.accessioned2023-01-19T19:53:31Z-
dc.date.available2023-01-19T19:53:31Z-
dc.date.issued2022-08-18-
dc.identifier.citationROSA, Alfranio Gonsaga Ferreira da. A educação ambiental para o ensino de ciências na escola municipal Prefeito Francisco Ferreira Claudino em São José dos Pinhais - PR. 2022. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30389-
dc.descriptionAcompanha: Aplicabilidades de educação ambiental no ensino de ciências na educação básica no contexto do 5º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.description.abstractThis research analyzes formal Environmental Education in the 5th year of Science Teaching at Municipal School Prefeito Francisco Ferreira Claudino in São José dos Pinhais, Paraná, Brazil. The choice of theme was developed with the author’s restlessness and personal dissatisfaction when observing Environmental Education allocated to an invisibility in the pedagogical action in the school context, allied to the author’s reconstruction process during the course as a Master’s student in the Graduate Program in Scientific, Educational and Technological Training (PPGFCET), Area of Concentration: Teaching, Learning and Mediations, within the research line: Pedagogical practices and teacher training in Science and Mathematics Teaching. The analyzes and discussions and the questions that emerged during this academic journey defined the research problem: How to promote in Science Teaching an Environmental Education applied in the fifth year of the Municipal School Prefeito Francisco Ferreira Claudino in São José dos Pinhais-PR? We used studies from the analysis of official documents as references, having their justification duly granted by the assessments and analyzes referring to Environmental Education in the school context in basic education. Therefore, it is a research whose methodology is document analysis. The educational product resulting from the dissertation will contemplate the teaching action of the Science teachers at the referred school, as well as all the teachers of the municipal education network of São José dos Pinhais, when considering its Curricular Reference as one of the theoretical bases for its construction and printed material will be available at the unit, in digital format and for permanent consultation in the PPGFCET repository and can be used by teachers and managers. We conclude, therefore, that Environmental Education is a vital construction tool for a society composed of values disseminated in environmental actions, with the individual being an ecological subject, thus disregarding the dichotomy between man and nature.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação - São José dos Pinhais (PR)pt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducation - São José dos Pinhais (Brazil)pt_BR
dc.subjectEducational planningpt_BR
dc.titleA educação ambiental para o ensino de ciências na escola municipal Prefeito Francisco Ferreira Claudino em São José dos Pinhais - PRpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education for science teaching at municipal school Prefeito Francisco Ferreira Claudino in São José dos Pinhais - PRpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa a Educação Ambiental formal no Ensino de Ciências de 5º ano na Escola Municipal Prefeito Francisco Ferreira Claudino, em São José dos Pinhais, Paraná, Brasil. A escolha da temática desenvolveu-se com a inquietude e insatisfação pessoal do autor ao observar a Educação Ambiental alocada a uma invisibilidade na ação pedagógica no contexto escolar, aliada ao processo de reconstrução do autor durante o percurso como mestrando no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET), Área de Concentração: Ensino, Aprendizagem e mediações, dentro da linha de pesquisa: Práticas pedagógicas e formação de professores em Ensino de Ciências e Matemática. As análises e discussões e os questionamentos surgidos durante esse percurso acadêmico definiram o problema da pesquisa: Como promover no Ensino de Ciências uma Educação Ambiental aplicada no quinto ano da Escola Municipal Prefeito Francisco Ferreira Claudino em São José dos Pinhais-PR? Definiram-se como referências estudos decorrentes da análise dos documentos oficiais, tendo a sua justificativa devidamente outorgada pelas apreciações e análises referentes à Educação Ambiental no contexto escolar na educação básica. Portanto, trata-se de uma pesquisa que tem como metodologia a análise documental. O produto educacional resultante da dissertação contemplará a ação docente dos professores de Ciências da referida escola, bem como todos os docentes da rede municipal de ensino de São José dos Pinhais, ao considerar seu Referencial Curricular como uma das bases teóricas para a sua construção e será disponibilizado de forma impressa na unidade, no formato digital e para consulta permanente no repositório do PPGFCET, podendo ser utilizado por professores e gestores. Concluímos, portanto, que a Educação Ambiental consiste em vital ferramenta de construção para uma sociedade composta por valores difundidos em ações ambientais, sendo o indivíduo um sujeito ecológico, desconsiderando-se, assim, a dicotomia entre o homem e a natureza.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-5494-2317pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8187135937213743pt_BR
dc.contributor.advisor1Fortes Gonzalez, Carlos Eduardo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0180-5153pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3098889665319889pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra Junior, Arandi Ginane-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5145-5131pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7811492311173264pt_BR
dc.contributor.referee2Fortes Gonzalez, Carlos Eduardo-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0180-5153pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8289557565668912pt_BR
dc.contributor.referee3Mwewa, Christian Muleka-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-7079-5836pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9098713298204255pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaoambientalensinociencias.pdf2,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
educacaoambientalensinociencias_produto.pdf5,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons