Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9146
Título: Avaliação das atividades antibacteriana e antioxidante de extratos aquosos e hidroalcoólicos de erva-mate (Ilex paraguariensis)
Autor(es): Campra, Aline Farina
Orientador(es): Maciel, Giselle Maria
Palavras-chave: Antioxidantes
Produtos naturais
Erva-mate
Biotecnologia
Química
Antioxidants
Natural products
Mate plant
Biotechnology
Chemistry
Data do documento: 28-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CAMPRA, Aline Farina. Avaliação das atividades antibacteriana e antioxidante de extratos aquosos e hidroalcoólicos de erva-mate (Ilex paraguariensis). 2017. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: O uso inadequado e indiscriminado de antibióticos tem contribuído significativamente com o aumento da resistência das bactérias, justificando estudos de substâncias naturais com atividade antibacteriana. A procura por tratamentos alternativos com plantas medicinais e fitoterápicos tem sido cada vez mais expressiva, com destaque para as substâncias que possuem potencial antioxidante.A erva-mate (Ilex paraguariensis), conhecida por suas propriedades nutritivas e fisiológicas, é uma planta pertencente à família Aquifoleaceae, com ocorrência natural no Brasil, Argentina e Paraguai. Possui relevante importância cultural e econômica nos estados do sul do Brasil, sendo tradicionalmente consumida em infusão, na forma de chimarrão. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho foi avaliar as atividades antibacteriana e antioxidante de extratos aquosos e hidroalcoólicos de diferentes amostras de erva-mate, e determinar o conteúdo de compostos fenólicos totais presente nestes extratos. A atividade antibacteriana foi avaliada frente às bactérias Escherichia coli ATCC 25922 e Staphylococcus aureus ATCC 25923 pelo método de microdiluição em caldo, o mesmo método foi utilizado para a determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) e da Concentração Bactericida Mínima (CBM) dos extratos de erva-mate. A atividade antioxidante foi determinada utilizando o método DPPH• (2,2-difenil-1-picrilhidrazil), avaliando a habilidade de substâncias presentes nos extratos em sequestrar radicais e a quantificação de compostos fenólicos totais presentes nos extratos foi realizada pelo método espectrofotométrico de Folin-Ciocalteu. O extrato etanólico da amostra de erva-mate preparada em esteira sem fumaça apresentou a maior atividade antioxidante e o maior conteúdo de compostos fenólicos totais 843,92 ± 0,48 µmol de Trolox·g-1 e 155,95 ± 1,21 mg EAG·g-1, respectivamente. O estudo revelou que extratos de erva-mate possuem além das atividades antibacteriana e antioxidante, considerável teor de compostos fenólicos, apresentando evidente potencial para o desenvolvimento de diversos novos produtos, permitindo a sua aplicação tecnológica nas indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9146
Aparece nas coleções:CT - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COLQUI_2017_2_05.pdf622,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.