Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8849
Título: Utilização da história em quadrinhos Watchmen, em uma aula de equivalência massa-energia no ensino médio
Autor(es): Peres, Marcus Vinicius
Orientador(es): Miquelin, Awdry Feisser
Palavras-chave: Física (Ensino médio)
Física - Estudo e ensino
Histórias em quadrinhos na educação
Physics (High school)
Physics - Study and teaching
Comic books, strips, etc., in education
Data do documento: 5-Fev-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PERES, Marcus Vinicius. Utilização da história em quadrinhos Watchmen, em uma aula de equivalência massa-energia no ensino médio. 2015. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Atualmente, diversos trabalhos abordando a importância da questão da física moderna no ensino médio foram feitos (Canato Jr. e Menezes (2012), Barcellos e Zanetic (2007), Borges (2005) e etc.) evidenciando a necessidade de ensinar esses conceitos para os estudantes. Ao mesmo tempo diversos autores destacam a necessidade de utilizar maneiras diferenciadas de ensinar essa física. Historicamente essas teorias contribuíram, de alguma maneira, com a humanidade. Por isso foi realizada em duas salas do ensino médio uma aula sobre a equivalência massa-energia cujo enfoque principal foram às histórias em quadrinhos de Watchmen. Assim, as percepções dos alunos foram captadas e analisadas com o auxilio da Tabla Aristotélica de Invención.
Abstract: Currently, several studies addressing the importance of the question of modern physics in high school were made, highlighting the need to teach these concepts to students. While many authors highlight the need to use different ways to teach the physics. Historically these theories were applied in a manner that guided the course of humanity. So was conducted in two high school halls a class on the mass-energy equivalence whose main focus were the stories in Watchmen comics. Thus, the perceptions of students were captured and analyzed with the help of Tabla Aristotelian of Invención.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8849
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COFIS_2014_2_03.pdf1,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.