Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7400
Título: Tarefas de análise da produção escrita para o ensino de progressões geométricas
Autor(es): Minato, Nádia Schimomukai
Orientador(es): Dalto, Jader Otavio
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Comunicação escrita
Ensino
Mathematics - Study and teaching
Written communication
Teaching
Data do documento: 26-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: MINATO, Nádia Schimomukai. Tarefas de análise da produção escrita para o ensino de progressões geométricas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2019.
Resumo: A dificuldade e o desinteresse pela matemática são comumente relatados por muitos estudantes. A fim de ajudar os alunos a construírem seus conhecimentos matemáticos, professores procuram meios pelos quais possam tornar o ensino mais atraente e satisfatório. A partir destas considerações, o objetivo deste trabalho foi construir tarefas de análise da produção escrita para uma proposta de ensino do conteúdo de progressão geométrica. Para a construção das tarefas, foram realizados estudos na literatura, sendo uma tese e uma dissertação de mestrado que tratam sobre a análise da produção escrita como estratégia de ensino os principais referenciais estudados. Em seguida, uma lista de tarefas foi aplicada a alunos concluintes do ensino médio, com o objetivo de fornecer produções escritas para, posteriormente serem analisadas e servirem de produto para elaboração das tarefas. Com essas produções, foram elaboradas 12 tarefas que podem ser utilizadas pelos professores no ensino do conteúdo de progressões geométricas.
Abstract: Difficulty and lack of interest in mathematics are commonly reported by many students. In order to help students build their mathematical knowledge, teachers seek means by which they can make teaching more attractive and satisfying. The aim of this work was to create written production analysis tasks for teaching the concept of geometric progression. For the construction of the tasks, studies were carried out in the literature, being a thesis and a master's thesis that deal with written production analysis as a teaching strategy. Then a list of tasks was applied to high school graduates, with the objective of providing written productions for later analysis and product development. With these productions, 12 tasks were elaborated that can be used by teachers in the teaching geometric progressions.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7400
Aparece nas coleções:CP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_DAMAT_2019_1_04.pdf2,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.