Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7400
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMinato, Nádia Schimomukai
dc.date.accessioned2020-11-10T19:45:15Z-
dc.date.available2020-11-10T19:45:15Z-
dc.date.issued2019-06-26
dc.identifier.citationMINATO, Nádia Schimomukai. Tarefas de análise da produção escrita para o ensino de progressões geométricas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7400-
dc.description.abstractDifficulty and lack of interest in mathematics are commonly reported by many students. In order to help students build their mathematical knowledge, teachers seek means by which they can make teaching more attractive and satisfying. The aim of this work was to create written production analysis tasks for teaching the concept of geometric progression. For the construction of the tasks, studies were carried out in the literature, being a thesis and a master's thesis that deal with written production analysis as a teaching strategy. Then a list of tasks was applied to high school graduates, with the objective of providing written productions for later analysis and product development. With these productions, 12 tasks were elaborated that can be used by teachers in the teaching geometric progressions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectComunicação escritapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectWritten communicationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleTarefas de análise da produção escrita para o ensino de progressões geométricaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA dificuldade e o desinteresse pela matemática são comumente relatados por muitos estudantes. A fim de ajudar os alunos a construírem seus conhecimentos matemáticos, professores procuram meios pelos quais possam tornar o ensino mais atraente e satisfatório. A partir destas considerações, o objetivo deste trabalho foi construir tarefas de análise da produção escrita para uma proposta de ensino do conteúdo de progressão geométrica. Para a construção das tarefas, foram realizados estudos na literatura, sendo uma tese e uma dissertação de mestrado que tratam sobre a análise da produção escrita como estratégia de ensino os principais referenciais estudados. Em seguida, uma lista de tarefas foi aplicada a alunos concluintes do ensino médio, com o objetivo de fornecer produções escritas para, posteriormente serem analisadas e servirem de produto para elaboração das tarefas. Com essas produções, foram elaboradas 12 tarefas que podem ser utilizadas pelos professores no ensino do conteúdo de progressões geométricas.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Dalto, Jader Otavio
dc.contributor.referee1Dalto, Jader Otavio
dc.contributor.referee2Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de
dc.contributor.referee3Justulin, Andresa Maria
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:CP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_DAMAT_2019_1_04.pdf2,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.