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Título: Proposta de ensino de química numa abordagem CTS visando a discussão de um problema local
Título(s) alternativo(s): Proposal for teaching chemistry in a CTS approach aimed at discussing a local problem
Autor(es): Kraushaar, Alexsandra
Orientador(es): Sauer, Elenise
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino
Ciência - Aspectos sociais
Tecnologia - Aspectos sociais
Aprendizagem baseada em problemas
Chemistry - Study and teaching
Science - Social aspects
Technology - Social aspects
Problem-based learning
Data do documento: 9-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: KRAUSHAAR, Alexsandra. Proposta de ensino de química numa abordagem CTS visando a discussão de um problema local. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: Essa dissertação analisa as dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem da Química em um contexto mais atual. Utilizando ferramentas como a investigação de uma problemática local, focando nos conteúdos abordados em sala de aula. O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa-ação, que buscou investigar a contribuição de uma problematizadora no ensino da química baseada na proposta CTS. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa de natureza interpretativa, realizada com 20 estudantes do terceiro ano do ensino médio noturno em um colégio da rede estadual de ensino da cidade de Ponta Grossa - PR. Os procedimentos envolveram questões sociocientíficas relacionadas inicialmente ao uso dos hidrocarbonetos, de alimentos e posteriormente direcionadas a problemática local relacionada ao consumo e descarte do óleo de cozinha, baseando-se na abordagem CTS. Foram propostas e estudadas diversas alternativas didáticas para auxiliar na melhoria da aprendizagem dos conhecimentos químicos. Os estudantes tiveram aulas dialogadas baseadas nas discussões de artigos da revista Química Nova na Escola, livro didático, pesquisas na internet, atividades experimentais sobre os conteúdos propostos, atividades de campo onde identificaram e delimitaram o problema da pesquisa e finalizaram as atividades propostas por meio da apresentação de oficinas temáticas sobre o uso e descarte do óleo de cozinha. A coleta de dados se deu por meio de questionários, observação participante, anotações em diário de campo, atividades desenvolvidas pelos estudantes, fotografia e filmagens. As análises dos dados permitiram observar que a interação dos estudantes com os assuntos tratados avançou dentro de um processo reflexivo para o entendimento dos conteúdos abordados por meio da problematização, reconhecendo a química como uma disciplina de formação social e humana. Os principais resultados indicaram contribuições para a compreensão do conhecimento científico e as relações de CTS a respeito do tema, além dos aspectos positivos para motivar os estudantes a refletir e formar opinião sobre as questões científicas e tecnológicas. Foi possível perceber o desenvolvimento de habilidades antes não apresentadas, como a interação do grupo, a discussão e a resolução de problemas que oportunizaram aos estudantes o crescimento pessoal e intelectual.
Abstract: This dissertation analyzes the difficulties encountered in the process of teaching and learning chemistry in a more current context. Using tools such as investigating a local problem, focusing on the contents covered in the classroom. The work was developed through action research, which sought to investigate the contribution of a problematizing issue in the teaching of chemistry based on the CTS proposal. The methodological approach used was the qualitative interpretative nature, carried out with 20 students of the third year of high school at night at a college in the state Education network of the city of Ponta Grossa-PR. The procedures involved socioscientific questions related initially to the use of hydrocarbons, food and subsequently directed to local problems related to the consumption and disposal of cooking oil, based on the CTS approach. Several didactic alternatives were proposed and studied to help improve the learning of chemical knowledge. The students took dialogued classes based on the discussions of articles from the Magazine Chemistry New at school, textbook, internet research, experimental activities on the proposed contents, field activities where they identified and delimited the Research problem and finalized the proposed activities through the presentation of thematic workshops on the use and disposal of cooking oil. Data collection was carried out through questionnaires, participant observation, notes in the field diary, activities developed by students, photos and filming. Data analysis allowed us to observe that the interaction of the students with the subjects addressed advanced within a reflective process to understand the contents approached through Problematization, recognizing chemistry as a discipline of Social and human formation. The main results indicated contributions to the understanding of scientific knowledge and the relations of CTS regarding the theme, in addition to the positive aspects to motivate students to reflect and form opinions on scientific and technological issues. It was possible to perceive the development of previously unpresented skills, such as group interaction, discussion and problem solving that provided students with personal and intellectual growth.
Descrição: Acompanha: Produto educacional de uma proposta de ensino de química numa abordagem CTS visando a discussão de um problema local
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4891
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