Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4891
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKraushaar, Alexsandra-
dc.date.accessioned2020-04-30T19:01:25Z-
dc.date.available2020-04-30T19:01:25Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.identifier.citationKRAUSHAAR, Alexsandra. Proposta de ensino de química numa abordagem CTS visando a discussão de um problema local. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4891-
dc.descriptionAcompanha: Produto educacional de uma proposta de ensino de química numa abordagem CTS visando a discussão de um problema localpt_BR
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the difficulties encountered in the process of teaching and learning chemistry in a more current context. Using tools such as investigating a local problem, focusing on the contents covered in the classroom. The work was developed through action research, which sought to investigate the contribution of a problematizing issue in the teaching of chemistry based on the CTS proposal. The methodological approach used was the qualitative interpretative nature, carried out with 20 students of the third year of high school at night at a college in the state Education network of the city of Ponta Grossa-PR. The procedures involved socioscientific questions related initially to the use of hydrocarbons, food and subsequently directed to local problems related to the consumption and disposal of cooking oil, based on the CTS approach. Several didactic alternatives were proposed and studied to help improve the learning of chemical knowledge. The students took dialogued classes based on the discussions of articles from the Magazine Chemistry New at school, textbook, internet research, experimental activities on the proposed contents, field activities where they identified and delimited the Research problem and finalized the proposed activities through the presentation of thematic workshops on the use and disposal of cooking oil. Data collection was carried out through questionnaires, participant observation, notes in the field diary, activities developed by students, photos and filming. Data analysis allowed us to observe that the interaction of the students with the subjects addressed advanced within a reflective process to understand the contents approached through Problematization, recognizing chemistry as a discipline of Social and human formation. The main results indicated contributions to the understanding of scientific knowledge and the relations of CTS regarding the theme, in addition to the positive aspects to motivate students to reflect and form opinions on scientific and technological issues. It was possible to perceive the development of previously unpresented skills, such as group interaction, discussion and problem solving that provided students with personal and intellectual growth.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiência - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectTecnologia - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectScience - Social aspectspt_BR
dc.subjectTechnology - Social aspectspt_BR
dc.subjectProblem-based learningpt_BR
dc.titleProposta de ensino de química numa abordagem CTS visando a discussão de um problema localpt_BR
dc.title.alternativeProposal for teaching chemistry in a CTS approach aimed at discussing a local problempt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação analisa as dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem da Química em um contexto mais atual. Utilizando ferramentas como a investigação de uma problemática local, focando nos conteúdos abordados em sala de aula. O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa-ação, que buscou investigar a contribuição de uma problematizadora no ensino da química baseada na proposta CTS. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa de natureza interpretativa, realizada com 20 estudantes do terceiro ano do ensino médio noturno em um colégio da rede estadual de ensino da cidade de Ponta Grossa - PR. Os procedimentos envolveram questões sociocientíficas relacionadas inicialmente ao uso dos hidrocarbonetos, de alimentos e posteriormente direcionadas a problemática local relacionada ao consumo e descarte do óleo de cozinha, baseando-se na abordagem CTS. Foram propostas e estudadas diversas alternativas didáticas para auxiliar na melhoria da aprendizagem dos conhecimentos químicos. Os estudantes tiveram aulas dialogadas baseadas nas discussões de artigos da revista Química Nova na Escola, livro didático, pesquisas na internet, atividades experimentais sobre os conteúdos propostos, atividades de campo onde identificaram e delimitaram o problema da pesquisa e finalizaram as atividades propostas por meio da apresentação de oficinas temáticas sobre o uso e descarte do óleo de cozinha. A coleta de dados se deu por meio de questionários, observação participante, anotações em diário de campo, atividades desenvolvidas pelos estudantes, fotografia e filmagens. As análises dos dados permitiram observar que a interação dos estudantes com os assuntos tratados avançou dentro de um processo reflexivo para o entendimento dos conteúdos abordados por meio da problematização, reconhecendo a química como uma disciplina de formação social e humana. Os principais resultados indicaram contribuições para a compreensão do conhecimento científico e as relações de CTS a respeito do tema, além dos aspectos positivos para motivar os estudantes a refletir e formar opinião sobre as questões científicas e tecnológicas. Foi possível perceber o desenvolvimento de habilidades antes não apresentadas, como a interação do grupo, a discussão e a resolução de problemas que oportunizaram aos estudantes o crescimento pessoal e intelectual.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-3387-0542pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2959004478599517pt_BR
dc.contributor.advisor1Sauer, Elenise-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7361-6194pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3291362809148194pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0432-5182pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4964620822134669pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Luciana de Boer Pinheiro de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5521-1524pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6333065845346215pt_BR
dc.contributor.referee2Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9591-1960pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5266519228515641pt_BR
dc.contributor.referee3Sauer, Elenise-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-7361-6194pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3291362809148194pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Kraushaar, Alexsandra_2020.pdf7,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Kraushaar, Alexsandra_2020_1.pdf3,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.