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Título: Realidade transfigurada em poesia: a relação dialética criadora de João Cabral de Melo Neto
Título(s) alternativo(s): The creator dialectical relation of the João Cabral de Melo Neto
Autor(es): Deon, Robson
Orientador(es): Menon, Maurício Cesar
Palavras-chave: Poesia brasileira
Melo Neto, João Cabral de, 1920-1999
Literatura - Análise
Gêneros literários
Brazilian poetry
Literature - Analysis
Literary form
Data do documento: 5-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: DEON, Robson. Realidade transfigurada em poesia: a relação dialética criadora de João Cabral de Melo Neto. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.
Resumo: Este trabalho volta-se à poesia e tem como objetos de estudo dois poemas do escritor modernista João Cabral de Melo Neto, O cão sem plumas (1950) e “Festa na casa-grande” (Dois Parlamentos, 1960). Ambos os poemas são críticos e engajados, pois tratam de situações sociais vivenciadas no Nordeste brasileiro, sendo criados a partir de um viés interacionista entre a percepção da realidade social imbricada ao estilo, à construção e ao primor poético do autor. Assim, o propósito central é entender a intrínseca ligação entre poesia e realidade nas obras, rastreando os aspectos sociais da realidade natural, geográfica e humana que estão interiorizados neles, em especial, entendendo como a realidade transmuta-se em poesia, e como se dá a configuração das figuras humanas do homem do mangue, em O cão sem plumas, e no trabalhador da cana, em “Festa na casa-grande”. Como autores fundamentais às discussões, cita-se: Bosi (2004), Candido (2004; 2006; 2011), Gullar (1978), Merquior (2007), Secchin (2007), Araújo (2019) entre outros. Como contribuição aos estudos literários, este trabalho expõe a poesia também como gênero literário apto a abarcar o espectro do social, e realça a importância dos aspectos sociológicos como elementos e fatores fundadores na arte, a qual, além de proporcionar o prazer do belo e do estético, pode nos permitir o acesso a um conhecimento crítico e agudo da sociedade.
Abstract: This work – focused on poetry – has the object of studying two poems of the modernist poet João Cabral de Melo Neto, O cão sem plumas (1950), and “Festa na casa-grande” (Dois Parlamentos, 1960). Both poems are critical and socially engaged because they approach social situations experienced in the Northeast of Brazil, being created as form of an interactionist perspective between the perception of social reality mixed and combined with style, to construction and to refinement poetic of the author. Therefore, the main intention is to recognize the intrinsic connection between the poetry and the reality in the poetic works, tracking the social aspects of the natural, geographic and human reality that are interiorized in them, in particular, understanding how the reality it is transmuted in poetry, and how it happens through human figures' configurations of mangrove man, in O cão sem plumas, and of sugarcane worker, in “Festa na casa-grande”. As relevant authors for the discussions, it stands out Bosi (2004), Candido (2004; 2006; 2011), Gullar (1978), Merquior (2007), Secchin (2007), Araújo (2019), and others. In contributions to the literary studies, this work exposes the poetry as a literary genre able to embrace the spectrum of the social, thus pointing the importance of sociological aspects as constituent’s elements and factors to the art, which besides providing the pleasure of beauty and aesthetic, it can also allow us the access to critical and deep knowledge of the society.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4827
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