Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4719
Título: Da fuligem à edificação do Grupo Escolar Rural Usina Bandeirantes: narrativas que contam história(s)
Autor(es): Souza, Grasielly dos Santos de
Orientador(es): Gonçalez, Mirian Maria Andrade
Palavras-chave: História oral
Narrativa (Retórica)
Escolas rurais
Educação - História
Matemática - Estudo e ensino
Oral history
Narration (Rhetoric)
Rural schools
Education - History
Mathematics - Study and teaching
Data do documento: 17-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SOUZA, Grasielly dos Santos de. Da fuligem à edificação do Grupo Escolar Rural Usina Bandeirantes: narrativas que contam história(s). 2019. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
Resumo: Interessadas em investigar aspectos da história da escola primária rural no estado do Paraná, sobretudo na região do Norte Pioneiro, focalizando os Grupos Escolares, implementados por volta da década de 1940, pretendemos, nesta pesquisa, elaborar uma versão histórica sobre o Grupo Escolar Usina Bandeirantes, que funcionou de 1947 a 1977, nas dependências de uma usina de açúcar e álcool, no município de Bandeirantes – PR. Para tanto, mobilizamos a História Oral como abordagem teórico-metodológica. A modalidade de escola aqui estudada, os Grupos Escolares, representa um número restrito no conjunto de escolas primárias rurais no Norte do Estado do Paraná. Por meio deste estudo, apresentamos uma percepção de como se esboça um cenário sóciohistórico sobre o ensino das primeiras letras na zona rural do interior paranaense, e ainda, um caminhar sobre as estruturas físicas da escola até adentrar as concepções da sala de aula. Este estudo gerou um produto educacional: uma coleção de livretos que contam uma(s) história(s) da educação rural local da região do Norte do Estado do Paraná.
Abstract: Interested in investigating aspects of the history of rural primary school in the state of Paraná, especially in the Northern Pioneer region, focusing on the School Groups, implemented around the 1940s, in this research we intend to elaborate a historical version about the Usina Bandeirantes School Group, which It worked from 1947 to 1977, on the premises of a sugar and alcohol plant, in the municipality of Bandeirantes - PR. Therefore, we use Oral History as a theoretical-methodological approach. The school modality studied in this work, the School Groups, represents a restricted number in the set of rural primary schools in the northern state of Paraná. From this study, our intention is to highlight a perception of how a socio-historical scenario about the teaching of the first letters in the rural countryside of the interior of Paraná is outlined, as well as a walk on the physical structures of the school until entering the conceptions of the classroom. This study generated an educational product: a collection of booklets that tell a history(s) of local rural education in the northern region of the State of Paraná.
Descrição: Acompanha: Coleção: Eu conto, tu contas, nós contamos: histórias sobre o Grupo Escolar Rural Usina Bandeirantes
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4719
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGMAT_M_Souza,_Grasielly_dos_Santos_de_2019.pdf1,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGMAT_M_Souza,_Grasielly_dos_Santos_de_2019_1.pdf2,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons