Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4719
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Grasielly dos Santos de-
dc.date.accessioned2020-02-20T14:07:50Z-
dc.date.available2020-02-20T14:07:50Z-
dc.date.issued2019-12-17-
dc.identifier.citationSOUZA, Grasielly dos Santos de. Da fuligem à edificação do Grupo Escolar Rural Usina Bandeirantes: narrativas que contam história(s). 2019. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4719-
dc.descriptionAcompanha: Coleção: Eu conto, tu contas, nós contamos: histórias sobre o Grupo Escolar Rural Usina Bandeirantespt_BR
dc.description.abstractInterested in investigating aspects of the history of rural primary school in the state of Paraná, especially in the Northern Pioneer region, focusing on the School Groups, implemented around the 1940s, in this research we intend to elaborate a historical version about the Usina Bandeirantes School Group, which It worked from 1947 to 1977, on the premises of a sugar and alcohol plant, in the municipality of Bandeirantes - PR. Therefore, we use Oral History as a theoretical-methodological approach. The school modality studied in this work, the School Groups, represents a restricted number in the set of rural primary schools in the northern state of Paraná. From this study, our intention is to highlight a perception of how a socio-historical scenario about the teaching of the first letters in the rural countryside of the interior of Paraná is outlined, as well as a walk on the physical structures of the school until entering the conceptions of the classroom. This study generated an educational product: a collection of booklets that tell a history(s) of local rural education in the northern region of the State of Paraná.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectNarrativa (Retórica)pt_BR
dc.subjectEscolas ruraispt_BR
dc.subjectEducação - Históriapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.subjectNarration (Rhetoric)pt_BR
dc.subjectRural schoolspt_BR
dc.subjectEducation - Historypt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.titleDa fuligem à edificação do Grupo Escolar Rural Usina Bandeirantes: narrativas que contam história(s)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoInteressadas em investigar aspectos da história da escola primária rural no estado do Paraná, sobretudo na região do Norte Pioneiro, focalizando os Grupos Escolares, implementados por volta da década de 1940, pretendemos, nesta pesquisa, elaborar uma versão histórica sobre o Grupo Escolar Usina Bandeirantes, que funcionou de 1947 a 1977, nas dependências de uma usina de açúcar e álcool, no município de Bandeirantes – PR. Para tanto, mobilizamos a História Oral como abordagem teórico-metodológica. A modalidade de escola aqui estudada, os Grupos Escolares, representa um número restrito no conjunto de escolas primárias rurais no Norte do Estado do Paraná. Por meio deste estudo, apresentamos uma percepção de como se esboça um cenário sóciohistórico sobre o ensino das primeiras letras na zona rural do interior paranaense, e ainda, um caminhar sobre as estruturas físicas da escola até adentrar as concepções da sala de aula. Este estudo gerou um produto educacional: uma coleção de livretos que contam uma(s) história(s) da educação rural local da região do Norte do Estado do Paraná.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8489182553843569pt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalez, Mirian Maria Andrade-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5004-6320pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1268942033771382pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalez, Mirian Maria Andrade-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5004-6320pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1268942033771382pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-7826-686Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7491007150992831pt_BR
dc.contributor.referee3Salandim, Maria Ednéia Martins-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4866-9577pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7820072666833532pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGMAT_M_Souza,_Grasielly_dos_Santos_de_2019.pdf1,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGMAT_M_Souza,_Grasielly_dos_Santos_de_2019_1.pdf2,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons