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Título: Aspectos de uma estética da negação na poesia de Camilo Pessanha
Título(s) alternativo(s): Aspects of an aesthetic of the negation in the poetry of Camilo Pessanha
Autor(es): Santos, Ezequias da Silva
Orientador(es): Xavier, Rodrigo Alexandre de Carvalho
Palavras-chave: Estética na literatura
Poesia portuguesa
Linguagem e línguas
Literatura comparada
Aesthetics in literature
Portuguese poetry
Language and languages
Literature, Comparative
Data do documento: 21-Mai-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SANTOS, Ezequias da Silva. Aspectos de uma estética da negação na poesia de Camilo Pessanha. 2019. 101 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.
Resumo: O propósito deste trabalho é apresentar o que chamamos de estética da negação como uma via de leitura para obra poética do escritor português Camilo Pessanha. Em um primeiro momento, iremos discutir o conceito de negação em diferentes esferas (psicológica, discursiva e filosófica), vindo a construir essa investigação no terreno da negação enquanto cosmovisão filosófica. Em um segundo momento, voltaremos nossa atenção para questões centrais que norteiam e embasam a obra de Pessanha no terreno decadentista/simbolista: Como estar no mundo? Como posicionar-se frente à variedade do mundo? Como estar na linguagem? Com que linguagem estar na linguagem? Nesse sentido, almejamos responder a essas perguntas a partir de reflexões sobre a poesia de Camilo Pessanha, pondo em evidência o decadentismo fin de siècle. Ainda no tocante à negação, traçaremos uma análise sobre os poemas Paisagens de inverno (I e II) numa tentativa de aproximar o conceito de paisagem, aplicado por Fernando Pessoa em sua obra poética, como reflexo do ambiente negativo/melancólico inerente aos dois poemas supracitados. Caminhando para o cerne da problemática da negação, analisaremos os poemas “Inscrição” e “Poema final”, estando essa análise ancorada nas perspectivas filosóficas de Martin Heidegger em Ser e tempo (1927), Jean-Paul Sartre em O ser e o Nada (1943) e Arthur Schopenhauer em O mundo como vontade e representação (1819). A partir das ponderações dos críticos literários concernentes ao sentido da negação presente na poesia finissecular, iremos estudar a rejeição do mundo e da existência do pensamento como manifestações do nada na poética de Camilo Pessanha.
Abstract: This work aims to present the concept of negation as a way of reading for the poetic work of the Portuguese writer Camilo Pessanha. Initially, we will discuss the concept of denial in different levels (psychological, discursive, and philosophical), constructing our discourse on the terrain of the denial as a philosophical worldview. Secondly, we will turn our attention to central questions that guide and ground the work of Camilo Pessanha in the decadent and the symbolist terrain: How to be in the world? How to position yourself in front of the variety of the world? How to be in the language? With what language to be in the language? In this sense, we aim to answer these questions from reflections on the poetry of Camilo Pessanha, highlighting the fin de siècle Decadentism. Still under the prism of negation, we will draw an analysis on the poems “Paisagens de Inverno” (I and II) in an attempt to approach the concept of scenario, applied by Fernando Pessoa in his poetic work, as a reflection of the negative / melancholic environment inherent in the two poems mentioned above. Moving to the core of the problem of negation, we will analyze the poems "Inscrição" and "Poema final", being, this analysis, anchored in Martin Heidegger's philosophical perspectives implied in the work Being and Time (1927), Jean-Paul Sartre perspectives in Being and Nothingness (1943) and Arthur Schopenhauer in The World as Will and Representation (1819). Since the considerations of literary critics concerning to the sense of negation present in the Fin de siècle poetry, we will study the rejection of the world and the existence of thought as manifestations of the nothingness in Camilo Pessanha’s poetry.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4247
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