Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3946
Título: | O ensino de ciências na educação infantil |
Título(s) alternativo(s): | The teaching of science in early childhood education |
Autor(es): | Haile, Ana Caroline |
Orientador(es): | Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de |
Palavras-chave: | Ciência - Estudo e ensino Educação de crianças Excursões escolares Prática de ensino Science - Study and teaching Early childhood education School field trips Student teaching |
Data do documento: | 7-Dez-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | HAILE, Ana Caroline. O ensino de ciências na educação infantil. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018. |
Resumo: | Objetivou-se nesse estudo, analisar como a intencionalidade educativa do professor, juntamente com a curiosidade das crianças, tendo como aliadas duas estratégias de ensino - a Aula-Passeio de Freinet e a Sequência Didática - podem colaborar para o ensino de Ciências na Educação Infantil. Por meio do referencial teórico, pôde-se compreender como foi construído esse processo, bem como os fundamentos sobre o sentimento de infância e os pensamentos dos principais educadores e filósofos da Educação Infantil. Num recorte histórico, com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), a Educação Infantil foi regulamentada, sendo colocada como primeira etapa da Educação Básica. Outros documentos normativos foram contemplados na pesquisa, como a Base Nacional Comum Curricular (2017). No desenho metodológico, observou-se que essa pesquisa utiliza uma abordagem dialética, observacional descritiva, exploratória e qualitativa, concentrando-se em três categorias de análise centradas em objetivos: As Contribuições da Intencionalidade Educativa por Intermédio das Estratégias de Ensino: a Aula-Passeio e a Sequência Didática na Educação Infantil; A Contribuição do Ensino de Ciências na Educação Infantil; e, A Contribuição para o Desenvolvimento dos Direitos de Aprendizagem na Educação Infantil. Essa pesquisa foi realizada com crianças de quatro anos, da turma do Infantil IV B do Centro Municipal de Educação Infantil Bispo Dom Geraldo Micheletto Pellanda, da Rede Municipal de Ensino da cidade de Ponta Grossa/PR. O resultado final da pesquisa consistiu em descrição, análise e discussões relacionadas à prática pedagógica em torno da aplicabilidade da Sequência Didática e da Aula-Passeio no ensino de Ciências na Educação Infantil. Identificou-se o desenvolvimento do conhecimento científico e as contribuições para o aprendizado das crianças de forma plena, colaborando com a construção de suas identidades e de sua noção de respeito para com o mundo. Destaca-se, também, o papel da pesquisadora enquanto mediadora comprometida com os direitos de aprendizagem das crianças. Construiu-se, como produto educacional, um caderno pedagógico com a finalidade de divulgar o ensino de Ciências na Educação Infantil. |
Abstract: | The objective of this study was to analyze how the educational intentionality of the teacher, together with the curiosity of the children, having as allies two teaching strategies - Freinet's class-Ride and the Didactic Sequence - can collaborate in the teaching of Science in Early Childhood Education. Through the theoretical reference, it was possible to understand how this process was constructed, as well as the foundations on the feeling of childhood and the thoughts of the main educators and philosophers of Early Childhood Education. With the approval of the Law on Guidelines and Bases of National Education (1996), Infant Education was regulated, being placed as the first stage of Basic Education. Other normative documents were contemplated in the research, such as the National Curricular Common Base (2017). In the methodological design, it was observed that this research uses a dialectical, observational, descriptive, exploratory and qualitative approach, concentrating on three categories of analysis focused on objectives: The Contributions of Educational Intentionality through the Teaching Strategies: the Class-Ride and the Didactic Sequence in Early Childhood Education; The Contribution of Science Teaching in Child Education; and, The Contribution for the Development of Learning Rights in Early Childhood Education. This research was carried out with children of four years old, from the Infantil IV B group of the Municipal Center of Early Childhood Education Bishop Geraldo Micheletto Pellanda, from the Municipal Teaching Network of the city of Ponta Grossa / PR. The final result of the research consisted of description, analysis and discussions related to the pedagogical practice around the applicability of the Didactic Sequence and the Class-Ride in the teaching of Science in Early Childhood Education. The development of scientific knowledge and contributions to children's learning were fully identified, collaborating with the construction of their identities and their sense of respect for the world. The role of the researcher as mediator committed to children's learning rights is also highlighted. An educational book was created as an educational product with the purpose of disseminating the teaching of Science in Early Childhood Education. |
Descrição: | Acompanha produção técnica: Caderno Pedagógico da Sequência Didática sobre o Símbolo Formiga Aplicado ao Ensino de Ciências na Educação Infantil |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3946 |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_PPGECT_M_Haile, Ana Caroline_2018.pdf | 3,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
PG_PPGECT_M_Haile, Ana Caroline_2018_1.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.