Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35818
Título: | Um panorama sobre a utilização de ferramentas digitais como mediadoras da aprendizagem de “Química Orgânica” na educação básica |
Título(s) alternativo(s): | An overview of the use of digital tools as mediators of learning “Organic Chemistry” in basic education |
Autor(es): | Gonçalves, Amanda Presente |
Orientador(es): | Vincenzi, Silvana Ligia |
Palavras-chave: | Mídia digital Ensino - Meios auxiliares Ciências físicas Digital media Teaching - Aids and devices Physical sciences |
Data do documento: | 9-Dez-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | GONÇALVES, Amanda Presente. Um panorama sobre a utilização de ferramentas digitais como mediadoras da aprendizagem de “Química Orgânica” na educação básica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023. |
Resumo: | Os moldes educacionais dos tempos atuais ainda estão muito ligados a um ensino tradicional e distante das vivências da sociedade contemporânea que está envolta em diferentes tecnologias, incluindo as digitais. Diante disso como se pode então inserir as tecnologias que estão presentes no cotidiano dos alunos no ensino escolar, nesta pesquisa mais especificamente para conceitos de química orgânica no ensino médio, de modo a tornar a aprendizagem efetiva e contextualizada, esta é uma indagação que traz o objetivo desta pesquisa que é analisar o uso de tecnologias digitais no ensino de conceitos de química orgânica no ensino médio, buscando entender qual a relação dos professores com as tecnologias digitais no ensino da química orgânica, compreender como essas ferramentas são apresentadas aos alunos e perceber se houve aprendizagem efetiva por parte dos alunos. A metodologia empregada neste texto conta com uma pesquisa bibliográfica, realizada no google acadêmico, sobre o emprego das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) para o ensino de química orgânica no ensino médio. Os resultados do levantamento mostram 26 resultados divididos em três categorias: “revisão da literatura”, “revisão da literatura e proposta de uso” e “explanação” que mostram a relação entre tecnologia e ensino de química de diversas maneiras. Com isso conclui-se que, mesmo que a tecnologia rodeie diversas áreas das vivências atuais ainda há uma escassez de trabalhos que a implementam no ensino de química, e menores ainda são os estudos que trazem consigo conceitos de orgânica, sendo assim este é um tema que precisa ser bastante explorado e estudado, o que colabora para uma educação escolar cada vez mais contextualizada e consciente. |
Abstract: | The educational models of current times are still closely linked to traditional teaching and distant from the experiences of contemporary society, which is surrounded by different technologies, including digital ones. Given this, how can we then include the technologies that are present in students' daily lives in school education, in this more specific research for organic chemistry concepts in high school, in order to make learning effective and contextualized, this is a question that brings The objective of this research is to analyze the use of digital technologies in teaching organic chemistry concepts in high school, seeking to understand the relationship between teachers and digital technologies in teaching organic chemistry, understanding how these tools are presented to students and understanding whether there was effective learning on the part of the students. The methodology used in this text relies on a bibliographical research, carried out on Google Scholar, on the use of digital information and communication technologies (DICTs) for teaching organic chemistry in high school. The survey results show 26 results divided into three categories: “literature review”, “literature review and proposal for use” and “explanation” that show the relationship between technology and chemistry teaching in different ways. With this, it can be concluded that, even though technology surrounds several areas of current experiences, there is still a scarcity of work that implements it in chemistry teaching, and even fewer are the studies that bring organic concepts with them, so this is a topic which needs to be extensively explored and studied, which contributes to an increasingly contextualized and conscious school education. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35818 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tecnologiasdigitaisquimicaorganica.pdf | 391,61 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons