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Título: O ensino de ciências na EJA: uma investigação a partir dos exames de equivalência
Título(s) alternativo(s): Science teaching in Youth and Adult Education (EJA): an investigation based on equivalence exams
Autor(es): Camargo, Antonia Claudia
Orientador(es): Florczak, Marcos Antonio
Palavras-chave: Educação de adultos
Ciência - Estudo e ensino
Exames
Currículos
Adult education
Science - Study and teaching
Examinations
Education - Curricula
Data do documento: 22-Out-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CAMARGO, Antonia Claudia. O ensino de ciências na EJA: uma investigação a partir dos exames de equivalência. 2024. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) possuem um perfil único. Muitos são trabalhadores que ingressaram precocemente no mercado de trabalho ou egressos de classes especiais que interromperam ou abandonaram seus estudos. Essas pessoas representam protagonistas de histórias reais, enriquecidas por experiências diversas, com trajetórias de vida, origens, idades, históricos escolares, ritmos de aprendizagem e estruturas de pensamento completamente diferentes. É comum que muitos desses estudantes, após alguns anos, precisem de um certificado de conclusão do Ensino Fundamental, seja para terminar seus estudos ou para ingressar no mercado de trabalho. Uma das formas de obter esse certificado é por meio do Exame de Equivalência, oferecido por determinadas Secretarias Municipais de Educação. Os Exames de Equivalência avaliam os conhecimentos dos estudantes e cidadãos na compreensão de questões cotidianas, com foco nos componentes curriculares dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esta dissertação baseia-se em uma pesquisa qualitativa, apoiada na análise documental. O objetivo geral desta dissertação é identificar como o componente curricular de Ciências da Natureza é abordado nos Exames de Equivalência oferecidos pela Secretaria Municipal da Educação (SME) de Curitiba. Esta análise foi baseada nas avaliações aplicadas entre 2017 e 2023. A pesquisa identificou que os conteúdos abordados nas avaliações de Ciências nos Exames de Equivalência estão alinhados às Diretrizes Curriculares para a EJA, abordando temas como saúde, sustentabilidade e cidadania de maneira prática e interpretativa. Os Exames de Equivalência cobriram conteúdos relacionados às unidades temáticas “Matéria e Energia”, “Vida e Evolução” e “Terra e Universo”. No entanto, temas como fenômenos astronômicos e conceitos básicos de energia e matéria foram menos explorados, indicando oportunidades para futuras avaliações e o desenvolvimento de novos materiais didáticos. Como resultado desta dissertação, foi elaborado um manual didático, contemplando os conteúdos de Ciências da Natureza, com o objetivo de apoiar as instituições de ensino.
Abstract: Students in Youth and Adult Education (EJA) have a unique profile. Many are workers who entered the job market early or graduates from special classes who interrupted or abandoned their studies. These individuals represent protagonists of real stories, enriched by diverse experiences, with completely different life trajectories, origins, ages, school histories, learning paces, and thought structures. It is common for many of these students, after a few years, to need a certificate of completion of Elementary School, either to finish their studies or to enter the job market. One way to obtain this certificate is through the Equivalence Exam, offered by certain Municipal Education Departments. The Equivalence Exams assess the knowledge of students and citizens in understanding everyday issues, focusing on the curriculum components of the early years of Elementary School. This dissertation is based on qualitative research, supported by document analysis. The general objective of this dissertation is to identify how the Natural Sciences curricular component is addressed in the Equivalence Exams offered by the Municipal Department of Education (SME) of Curitiba. This analysis was based on the assessments applied from 2017 to 2023. The research identified that the content covered in the Science assessments in the Equivalence Exams is aligned with the Curricular Guidelines for EJA, addressing topics such as health, sustainability, and citizenship in a practical and interpretive manner. The Equivalence Exams covered content related to the thematic units “Matter and Energy,” “Life and Evolution,” and “Earth and Universe.” However, topics such as astronomical phenomena and basic concepts of energy and matter were less explored, indicating opportunities for future assessments and the development of new teaching materials. As a result of this dissertation, a didactic manual was developed, covering the content of Natural Sciences, with the aim of supporting educational institutions.
Descrição: Acompanha: Guia para elaboração de exame de equivalência EJA - Educação de Jovens e Adultos
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35646
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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