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Título: Videoaulas de matemática para os 2º e 3º anos do ensino fundamental: um olhar sobre as ofertas da rede municipal de ensino de Curitiba em 2020
Título(s) alternativo(s): Mathematics video classes for the 2nd and 3rd years of elementary school: a look at the offers of the municipal education network of Curitiba in 2020
Autor(es): Assumpção, Andréa Janaína de
Orientador(es): Kalinke, Marco Aurélio
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Ensino - Meios auxiliares
Matemática - Estudo e ensino
Ensino audiovisual
Escolas - Curitiba (PR)
Educational technology
Teaching - Aids and devices
Mathematics - Study and teaching
Audio-visual education
Schools - Curitiba (Brazil)
Data do documento: 7-Ago-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ASSUMPÇÃO, Andréa Janaína de. Videoaulas de Matemática para os 2º e 3º anos do ensino fundamental: um olhar sobre as ofertas da rede municipal de ensino de Curitiba em 2020. 2024. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: Para promover análise sobre o que as videoaulas vinculadas aos 2º e 3º anos do Ensino Fundamental da RMEC explicitaram para o ensino da Matemática em 2020, buscamos observar essa opção de Ensino Aberto e a Distância utilizada para a aprendizagem dos estudantes, no período remoto de aulas, em razão da situação da pandemia causada pelo Covid-19. Foram assistidas e realizadas observações a respeito de 65 videoaulas de Matemática dos Anos Iniciais. O olhar a respeito dessas videoaulas teve o objetivo de ampliar possibilidades de uso de recursos diferenciados embarcados nas TD para o ensino da Matemática. Essas aulas a distância foram disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, que se valeu de meios tecnológicos como proposta alternativa possível para ofertar “aulas para dentro das casas” dos estudantes por meio da plataforma digital YouTube. Esse trabalho foi realizado primeiramente em busca por Literatura que respaldasse o uso de tecnologias digitais no Ensino da Matemática e em seguida, por meio de pesquisa com uma abordagem qualitativa, foi procurado descrever os dados encontrados em uma investigação documental sobre as videoaulas observadas na internet, refletindo o que está sendo explicitado nessas aulas proporcionadas em vídeos. O estudo desse objeto teve o foco em buscar norte e subsídio para desvelar como todas essas aulas foram apresentadas, quais conteúdos abordaram e qual a contribuição para a aprendizagem dos estudantes dos anos em questão. O resultado das análises a respeito das videoaulas nos trouxe as seguintes informações: os conteúdos do sistema de numeração decimal, assim como operações de multiplicação e divisão, foram os que apareceram com maior reincidência no decorrer das aulas gravadas. Sobre a duração das videoaulas, constatamos que tiveram em sua maioria o tempo de 45 minutos, assim se aproximando do tempo sugerido nas horas-aulas das escolas da RME. Constatamos que os materiais manipulativos, os vídeos, assim como o quis foram os recursos utilizados de maneira unânime, mas a literatura e a dramatização também serviram de suporte metodológico no decorrer das videoaulas. Como produto desta pesquisa, foi elaborado um catálogo com informações que podem servir como sugestões de aulas e se apresentam de modo separado por eixos curriculares representados por diferentes cores. Contemplamos nos registros algumas imagens contendo alguns dos recursos utilizados, assim como atrelamos em cada página os links dessas videoaulas. O escopo desse material visa auxiliar professores na formulação de suas aulas de Matemática, assim como buscar elencar as alternativas viáveis que possam contemplar a construção do conhecimento dos estudantes referente aos conteúdos previstos em currículo, proporcionando e ampliando pesquisas, possibilidades e experiências.
Abstract: To promote an analysis of a possibility of Open and Distance Learning for student learning, used in 2020, in the remote period of classes, due to the pandemic situation caused by COVID 19, observations were watched and made regarding 65 Mathematics video classes of the 2nd and 3rd year of the Early Years. These distance classes were made available by the Municipal Department of Education of Curitiba, which used technological means as a possible alternative proposal to offer “classes inside the homes” of students through the digital platform YouTube, which remain in an Internet repository until this moment. This work was carried out first in search of literature that supported the use of digital technologies in the Teaching of Mathematics and then, through research with a qualitative approach, sought to describe the data found in a documentary investigation in video classes on the Internet, reflecting what is being explained in these lessons provided in videos. The study of this object focused on seeking guidance and support to unveil how all these classes were presented, what contents they addressed and what was the contribution to the learning of the students of the years in question. The result of the analysis of the video lessons brought us the following information: the contents of the decimal numbering system, as well as multiplication and division operations were the ones that appeared with greater recurrence during the recorded classes. Regarding the duration of the video classes, we found that they had, in their majority, the time of 45 minutes, thus approaching the time suggested in the class hours within the schools of the RME. We found that the manipulative materials, the videos, as well as the quis were the resources used unanimously, but the literature and the dramatization also served as methodological support during the 65 Mathematics video classes for the 2nd and 3rd year observed to argue this work. As a result of this research, a catalog was prepared containing information that can serve as suggestions for classes and is presented separately by curricular axes represented by different colors. We included in the records some images containing some of the resources used, as well as linking the links to these video lessons on each page. The scope of this material aims to assist teachers in the formulation of their Mathematics classes, as well as to seek to list viable alternatives that can contemplate the construction of students’ knowledge regarding the contents provided for in the curriculum, providing and expanding research, possibilities and experiences.
Descrição: Acompanha: Catálogo de pesquisa videoaulas de matemática para os anos iniciais - E. F.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35465
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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