Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3516
Título: O uso de um objeto de aprendizagem na disciplina de Primeiros Socorros
Título(s) alternativo(s): Using a learning object in First Aid discipline
Autor(es): Nascimento, Renato Luiz do
Orientador(es): Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
Palavras-chave: Educação - Estudo e ensino
Primeiros socorros
Tecnologia da informação
Ensino auxiliado por computador
Education - Study and teaching
First aid in illness and injury
Information technology
Computer-assisted instruction
Data do documento: 22-Fev-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: NASCIMENTO, Renato Luiz do. O uso de um objeto de aprendizagem na disciplina de Primeiros Socorros. 2011. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2011.
Resumo: Esta dissertação tem como proposta de estudo o desenvolvimento, implementação e a validação de um objeto de aprendizagem (OA) educacional, intitulado: Acidentes no banheiro. Este estudo objetivou desenvolver, por meio desse AO, a temática da abordagem primária inicial – para a disciplina de primeiros socorros, de um curso técnico de radiologia subsequente. O OA é uma ferramenta que tem como característica a flexibilidade e reusabilidade, permitindo o seu uso como material de suporte tecnológico a serviço da educação. As atividades educacionais são baseadas na internet e em redes locais. Da documentação até a produção, o estudo, na sua concepção, desenvolvimento e validação, priorizou em cada etapa de sua construção uma metodologia de produção tecnológica. Esse processo de construção do OA envolveu uma equipe de apoio especializada. A validação ocorreu por especialistas das áreas de Enfermagem, Informática e Educação, com aplicação de instrumentos com questões fechadas. Na análise dos instrumentos, foi utilizada a escala de tipo Likert de 5 pontos para mensurar o grau de concordância e discordância dos dados apresentados. O estudo procurou apresentar uma das possibilidades para agregar elementos da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) a conteúdos da disciplina de primeiros socorros, considerando a relação entre as técnicas de construção do OA e os aspectos didáticos pedagógicos.
Abstract: This dissertation is the result of a study that aims the development, implementationand validation of an educational learning object (LO), called: Accidents into bathroom. This study intended to develop through this LO the thematic of initial primary approach to the First Aids discipline in a subsequent course of radiology technician. The LO is a tool that can be described in its flexibility and reusability. It can be used as material of technological support for education. The educational activities are based in internet and local nets. From documentation to production, the study in its conception, development and validation highlighted in each step of its construction a methodology of technological production. A support technical staff was involved in the construction process of the LO. The validation was made by specialist in Nursing, Computing and Educational areas, based on objective questionnaires. A five-point Likert scale was used to analyze the instruments and measure the agreement and disagreement degree of the presented data. The study aimed to present one of the possibilities to join elements from Information and Communication Technology (ICT) to First Aids discipline contends, by considering the relationship between the development techniques of the LO and the pedagogical didactical aspects.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3516
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Nascimento, Renato Luiz do_2010.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
5,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.