Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34765
Título: Proposta de sequência didática para o efeito fotoelétrico no ensino médio: história, experimentos e aplicações
Título(s) alternativo(s): A proposal of didactic sequence for the photoelectric effect in high school: history, experiments and applications
Autor(es): Oliveira, Douglas Nascimento de
Orientador(es): Saavedra Filho, Nestor Cortez
Palavras-chave: Fotoeletricidade
Ciência - História
Ciência - Filosofia
Ciência - Estudo e ensino
Ciência - Experiências
Photoelectricity
Science - History
Science - Philosophy
Science - Study and teaching
Science - Experiments
Data do documento: 13-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Douglas Nascimento de. Proposta de sequência didática para o efeito fotoelétrico no ensino médio: história, experimentos e aplicações. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Este trabalho busca propor uma Sequência Didática para o conteúdo do Efeito Fotoelétrico, destinada à etapa final do terceiro ano do ensino médio. Para tanto, investiga-se como a História e Filosofia da Ciência e os elementos da Física Moderna e Contemporânea se manifestam na mensagem da Base Nacional Comum Curricular, documento orientador que vigora nos sistemas de ensino. Com os resultados da pesquisa, verificou-se a promoção dos elementos de história da ciência e da física moderna, além de uma característica enviesada para o mercado de trabalho e a função de letramento científico da educação. A interpretação e organização dos dados permitiram esquematizar a sequência das aulas de modo a explorar os elementos e pressupostos do documento orientador junto com a composição didática metodológica dos três momentos pedagógicos. Para fundamentar o conteúdo didático da sequência, foram elaborados materiais de apoio, frutos de uma transposição didática, que explora a história da ciência no desenvolvimento do efeito fotoelétrico e uma sequência de atividades experimentais utilizando circuitos elétricos aliados com recursos de simulação.
Abstract: This paper seeks to propose a Didactic Sequence for the content of the Photoelectric Effect, intended for the final stage of the third year of high school. To do só, it investigates how the History and Philosophy of Science and the elements of Modern and Contemporary Physics are manifested in the message of the Common National Curricular Base, a guiding document in force in the education systems. With the results of the research, the promotion of the elements of history of science and modern physics was verified, in addition to a biased characteristic for the labor market and the scientific literacy function of education. The interpretation and organization of the data allowed us to schematize the sequence of lessons in order to explore the elements and assumptions of the guiding document along with the didactic methodological composition of the three pedagogical moments. To support the didactic content of the sequence, supporting materials were elaborated, fruits of a didactic transposition, which explores the history of science in the development of the photoelectric effect and a sequence of experimental activities using electric circuits allied with simulation resources.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34765
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fotoeletricohistoriaexperimentosaplicacoes.pdf3,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons