Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34765
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Douglas Nascimento de-
dc.date.accessioned2024-09-10T19:26:06Z-
dc.date.available2024-09-10T19:26:06Z-
dc.date.issued2022-12-13-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Douglas Nascimento de. Proposta de sequência didática para o efeito fotoelétrico no ensino médio: história, experimentos e aplicações. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34765-
dc.description.abstractThis paper seeks to propose a Didactic Sequence for the content of the Photoelectric Effect, intended for the final stage of the third year of high school. To do só, it investigates how the History and Philosophy of Science and the elements of Modern and Contemporary Physics are manifested in the message of the Common National Curricular Base, a guiding document in force in the education systems. With the results of the research, the promotion of the elements of history of science and modern physics was verified, in addition to a biased characteristic for the labor market and the scientific literacy function of education. The interpretation and organization of the data allowed us to schematize the sequence of lessons in order to explore the elements and assumptions of the guiding document along with the didactic methodological composition of the three pedagogical moments. To support the didactic content of the sequence, supporting materials were elaborated, fruits of a didactic transposition, which explores the history of science in the development of the photoelectric effect and a sequence of experimental activities using electric circuits allied with simulation resources.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectFotoeletricidadept_BR
dc.subjectCiência - Históriapt_BR
dc.subjectCiência - Filosofiapt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiência - Experiênciaspt_BR
dc.subjectPhotoelectricitypt_BR
dc.subjectScience - Historypt_BR
dc.subjectScience - Philosophypt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectScience - Experimentspt_BR
dc.titleProposta de sequência didática para o efeito fotoelétrico no ensino médio: história, experimentos e aplicaçõespt_BR
dc.title.alternativeA proposal of didactic sequence for the photoelectric effect in high school: history, experiments and applicationspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca propor uma Sequência Didática para o conteúdo do Efeito Fotoelétrico, destinada à etapa final do terceiro ano do ensino médio. Para tanto, investiga-se como a História e Filosofia da Ciência e os elementos da Física Moderna e Contemporânea se manifestam na mensagem da Base Nacional Comum Curricular, documento orientador que vigora nos sistemas de ensino. Com os resultados da pesquisa, verificou-se a promoção dos elementos de história da ciência e da física moderna, além de uma característica enviesada para o mercado de trabalho e a função de letramento científico da educação. A interpretação e organização dos dados permitiram esquematizar a sequência das aulas de modo a explorar os elementos e pressupostos do documento orientador junto com a composição didática metodológica dos três momentos pedagógicos. Para fundamentar o conteúdo didático da sequência, foram elaborados materiais de apoio, frutos de uma transposição didática, que explora a história da ciência no desenvolvimento do efeito fotoelétrico e uma sequência de atividades experimentais utilizando circuitos elétricos aliados com recursos de simulação.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Saavedra Filho, Nestor Cortez-
dc.contributor.referee1Saavedra Filho, Nestor Cortez-
dc.contributor.referee2Lenz, Jorge Alberto-
dc.contributor.referee3Soboll, Danyel Scheidegger-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fotoeletricohistoriaexperimentosaplicacoes.pdf3,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons