Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34678
Título: Um registro sobre o ensino de desenho geométrico por meio de narrativas de professores
Título(s) alternativo(s): A record on the teaching of geometric design through teacher’s narratives
Autor(es): Kushima, Alzira Akemi
Orientador(es): Gonçalez, Mirian Maria Andrade
Palavras-chave: História oral
Matemática - Estudo e ensino - História
Desenho geométrico - Estudo e ensino
Educação de base
Prática de ensino
Base Nacional Comum Curricular
Oral history
Mathematics - Study and teaching - History
Geometrical drawing - Study and teaching
Basic education
Student teaching
Data do documento: 18-Jun-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: KUSHIMA, Alzira Akemi. Um registro sobre o ensino de desenho geométrico por meio de narrativas de professores. 2024. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo registrar uma História da Disciplina de Desenho Geométrico nos anos finais do Ensino Fundamental, no Sistema Colégio Militar do Brasil, no período de 1993 a 2019, a partir do que nos contam os professores que lecionaram essa disciplina neste período, nas unidades que foram criadas ou reabertas na década de 1990. O espaço temporal é delimitado pelo momento em que, na década de 1990, houve abertura de novas unidades, os Colégios Militares de: Juiz de Fora, Campo Grande e Santa Maria, bem como a reabertura de unidades, Colégio Militares de Recife, Salvador, Belo Horizonte e Curitiba que haviam cessado suas atividades em 1988, chegando até o momento em que a disciplina de Desenho Geométrico deixa de compor o currículo desses colégios em 2019. Para tanto, a História Oral foi mobilizada como metodologia de pesquisa, visando entrevistar professores de Desenho Geométrico que lecionaram no Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) durante o período de 1993 a 2019. As narrativas elaboradas a partir das entrevistas (que foram realizadas e cuidadas, portanto, a partir dos princípios e procedimentos da História Oral) nos permitiram recolher indícios (gravetos) constituídos das vivências nos ambientes escolares em que os professores trabalharam a disciplina e, por fim, registrar uma (a nossa) história (possível e plausível) da disciplina de Desenho Geométrico nesse Sistema. Essa investigação, desenvolvida em um curso de mestrado profissional, possibilitou-nos a produção de um e-book, como produto educacional, contendo sugestões de atividades de Desenho Geométrico, inspiradas nas atividades desenvolvidas pelos professores entrevistados, para que possam ser fonte de consulta e de inspiração para o ensino de Geometria na Educação Básica, atendendo o que está disposto nas competências gerais de Matemática prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Abstract: This research aims to record a History of the Discipline of Geometric Desing in the final years of Elementary School, in the Brazilian Military College System, from 1993 to 2019, based on what the teachers who taught this discipline in this period tell us, in the units that were created or reopened in the 1990s. The temporal space is delimited by the moment in which, in the 1990s, new units were opened, the Military Colleges of: Juiz de Fora, Campo Grande and Santa Maria, as well as the reopening of units, Colégios Militares de Recife, Salvador, Belo Horizonte and Curitiba that had ceased their activities in 1988, reaching the moment when the discipline of Geometric Desing ceases to be part of the curriculum of these schools in 2019. To this end, Oral History was mobilized as a research methodology, aiming to interview Geometric Design teachers who taught at the Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) during the period from 1993 to 2019. The narratives elaborated from the interviews (which were carried out and cared for, therefore, based on principles and procedures of Oral History) allowed us to collect evidence (sticks) made up of experiences in the school environments in which teachers worked on the subject and, finally, record a (possible and plausible) history of the Geometric Desing subject in this System. This investigation, developed in a professional master’s degree course, enabled us to produce an e-book, as an educational product, containing suggestions for Geometric Design activities, inspired by the activities developed by the teachers interviewed, só that they can be a source of consultation and of inspiration for teaching Geometry in Basic Education, taking into account what is set out in the general Mathematics competencies provided for in the National Common Curricular Base (BNCC).
Descrição: Acompanha: Entre traços e traçados, régua e compasso, construções e inspirações: propostas de atividades para o ensino de desenho geométrico
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34678
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
registroensinodesenhogeometrico.pdf3,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
registroensinodesenhogeometrico_produto.pdf3,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons