Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34678
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKushima, Alzira Akemi-
dc.date.accessioned2024-09-05T17:36:48Z-
dc.date.available2024-09-05T17:36:48Z-
dc.date.issued2024-06-18-
dc.identifier.citationKUSHIMA, Alzira Akemi. Um registro sobre o ensino de desenho geométrico por meio de narrativas de professores. 2024. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34678-
dc.descriptionAcompanha: Entre traços e traçados, régua e compasso, construções e inspirações: propostas de atividades para o ensino de desenho geométricopt_BR
dc.description.abstractThis research aims to record a History of the Discipline of Geometric Desing in the final years of Elementary School, in the Brazilian Military College System, from 1993 to 2019, based on what the teachers who taught this discipline in this period tell us, in the units that were created or reopened in the 1990s. The temporal space is delimited by the moment in which, in the 1990s, new units were opened, the Military Colleges of: Juiz de Fora, Campo Grande and Santa Maria, as well as the reopening of units, Colégios Militares de Recife, Salvador, Belo Horizonte and Curitiba that had ceased their activities in 1988, reaching the moment when the discipline of Geometric Desing ceases to be part of the curriculum of these schools in 2019. To this end, Oral History was mobilized as a research methodology, aiming to interview Geometric Design teachers who taught at the Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) during the period from 1993 to 2019. The narratives elaborated from the interviews (which were carried out and cared for, therefore, based on principles and procedures of Oral History) allowed us to collect evidence (sticks) made up of experiences in the school environments in which teachers worked on the subject and, finally, record a (possible and plausible) history of the Geometric Desing subject in this System. This investigation, developed in a professional master’s degree course, enabled us to produce an e-book, as an educational product, containing suggestions for Geometric Design activities, inspired by the activities developed by the teachers interviewed, só that they can be a source of consultation and of inspiration for teaching Geometry in Basic Education, taking into account what is set out in the general Mathematics competencies provided for in the National Common Curricular Base (BNCC).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino - Históriapt_BR
dc.subjectDesenho geométrico - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação de basept_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teaching - Historypt_BR
dc.subjectGeometrical drawing - Study and teachingpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.titleUm registro sobre o ensino de desenho geométrico por meio de narrativas de professorespt_BR
dc.title.alternativeA record on the teaching of geometric design through teacher’s narrativespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo registrar uma História da Disciplina de Desenho Geométrico nos anos finais do Ensino Fundamental, no Sistema Colégio Militar do Brasil, no período de 1993 a 2019, a partir do que nos contam os professores que lecionaram essa disciplina neste período, nas unidades que foram criadas ou reabertas na década de 1990. O espaço temporal é delimitado pelo momento em que, na década de 1990, houve abertura de novas unidades, os Colégios Militares de: Juiz de Fora, Campo Grande e Santa Maria, bem como a reabertura de unidades, Colégio Militares de Recife, Salvador, Belo Horizonte e Curitiba que haviam cessado suas atividades em 1988, chegando até o momento em que a disciplina de Desenho Geométrico deixa de compor o currículo desses colégios em 2019. Para tanto, a História Oral foi mobilizada como metodologia de pesquisa, visando entrevistar professores de Desenho Geométrico que lecionaram no Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) durante o período de 1993 a 2019. As narrativas elaboradas a partir das entrevistas (que foram realizadas e cuidadas, portanto, a partir dos princípios e procedimentos da História Oral) nos permitiram recolher indícios (gravetos) constituídos das vivências nos ambientes escolares em que os professores trabalharam a disciplina e, por fim, registrar uma (a nossa) história (possível e plausível) da disciplina de Desenho Geométrico nesse Sistema. Essa investigação, desenvolvida em um curso de mestrado profissional, possibilitou-nos a produção de um e-book, como produto educacional, contendo sugestões de atividades de Desenho Geométrico, inspiradas nas atividades desenvolvidas pelos professores entrevistados, para que possam ser fonte de consulta e de inspiração para o ensino de Geometria na Educação Básica, atendendo o que está disposto nas competências gerais de Matemática prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0001-7576-3446pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0538448664060868pt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalez, Mirian Maria Andrade-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5004-6320pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1268942033771382pt_BR
dc.contributor.referee1Coelho, Flavio de Souza-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9655-518Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6313575178526933pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Luciana Schreiner de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5306-1523pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3336442655513819pt_BR
dc.contributor.referee3Gonçalez, Mirian Maria Andrade-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-5004-6320pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1268942033771382pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
registroensinodesenhogeometrico.pdf3,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
registroensinodesenhogeometrico_produto.pdf3,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons