Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33946
Título: Um estudo sobre a hora-atividade como espaço de formação e organização do trabalho docente de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): A study on activity hours as a space for training and organizing teaching work of teachers who teach mathematics in the early years of elementary education
Autor(es): Guergolet, Viviane Alves
Orientador(es): Gonçalez, Mirian Maria Andrade
Palavras-chave: Narrativa (Retórica)
História oral
Professores - Formação - Brasil
Matemática - Estudo e ensino
Professores de matemática - Estudo e ensino - Programa de atividades
Aprendizagem
Narration (Rhetoric)
Oral history
Teachers, Training of - Brazil
Mathematics - Study and teaching
Mathematics teachers - Study and teaching
Learning
Data do documento: 6-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GUERGOLET, Viviane Alves. Um estudo sobre a hora-atividade como espaço de formação e organização do trabalho docente de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo compreender as possibilidades formativas que se abrem na Hora-atividade (um momento na jornada de trabalho dedicado à correção de avaliações/testes, planejamento e estudos, concedido por lei) de professores que ensinam (Matemática) nos anos iniciais do ensino fundamental, no município de Piraquara-PR. Buscamos, por meio da realização de entrevistas, ouvir três professores regentes de sala de aula, uma coordenadora pedagógica e uma formadora da Secretaria Municipal de Educação, sobre como vivenciam a Horaatividade. Foi realizada, portanto, uma pesquisa de caráter qualitativo, mobilizando a História Oral como metodologia. A partir das entrevistas, elaboramos narrativas que foram pensadas por meio de uma análise de singularidades e um breve olhar sobre as convergências no que se refere à Hora-atividade como espaço de possibilidades formativas e organização do trabalho docente, junto, sobretudo, à lei. Nossa análise revela a importância que os professores, coordenadora e formadora dispensam à Hora-atividade, sinalizando este como sendo momento privilegiado e necessário para formação, planejamento e avaliação, conforme disposto na Lei 11.738/2008, além de apontarem para o potencial que o trabalho desenvolvido neste momento tem (ou pode ter) na aprendizagem dos alunos. Ao narrarem suas vivências na Horaatividade, os entrevistados consideram relevante os momentos de formação ofertados na Secretaria Municipal de Educação e ressaltam (dão ênfase) ao tempo que é dedicado para o planejamento. Revelam, ainda, a necessidade de formações mais específicas, sobretudo no que se refere à Educação Especial. Como produto educacional, apresentamos um manual em forma de livreto, no qual reunimos informações sobre a Hora-atividade, como prevê a lei, estabelecendo uma conversa com os entrevistados (representados por avatares) mobilizando trechos selecionados de suas respectivas narrativas, sobre como vivenciam a Hora-atividade no município em que atuam como docentes, coordenadora e formadora. O objetivo do produto educacional é compartilhar informações e vivências relacionadas à Hora-atividade e contribuir para que, cada vez mais, essa conquista docente possa ser respeitada e valorizada.
Abstract: This research aimed to understand the possibilities that open up in the Activity Hour (a moment in the working journey dedicated to the correction of assessments/tests, planning and study, granted by Law), as a space for training and organizing the teaching work of teachers who teach Mathematics in the early years of elementary school in the city of Piraquara-PR. We sought, through interviews, to listen to three classroom teachers, a pedagogical coordinator and a trainer from the Municipal Department of Education, about how they experience the Activity Hour. Therefore, qualitative research was carried out, using Oral History as a methodology. From the interviews, we created narratives that were analyzed through an analysis of singularities and a brief look at the convergences regarding the Activity Hour as a space for training and organizing teaching work, together, above all, with the law. Our analysis reveals the importance that teachers, coordinators and trainers place on Activity Hour, highlighting this as a privileged and necessary space for training, planning and evaluation, as set out in Law 11.738/2008, in addition to pointing to the potential that the work developed at this moment has (or can have) on student learning. When narrating their experiences at Activity Hour, the interviewees consider the training moments offered at the Municipal Department of Education to be relevant and highlight (emphasize) the time that is dedicated to planning. They also reveal the need for more specific training, especially with regard to Special Education. As an educational product, we present a manual in the form of a booklet, in which we gather information about Activity Hour, as stipulated by law, establishing a conversation with the interviewees (represented by avatars) mobilizing selected excerpts from their respective narratives, about how they experience the Hours of activity in the municipality where they work as teachers, coordinator and trainer. The objective of the educational product is to share information and experiences related to Activity Hour and contribute só that, increasingly, this teaching achievement can be respected and valued.
Descrição: Acompanha: A hora-atividade do professor: determinações da lei e as potencialidades desse momento e espaço de formação e organização do trabalho docente
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33946
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
horaatividadeformacaoprofessores.pdf1,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
horaatividadeformacaoprofessores_produto.pdf794,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons