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dc.creatorGuergolet, Viviane Alves-
dc.date.accessioned2024-07-09T18:20:45Z-
dc.date.available2024-07-09T18:20:45Z-
dc.date.issued2023-12-06-
dc.identifier.citationGUERGOLET, Viviane Alves. Um estudo sobre a hora-atividade como espaço de formação e organização do trabalho docente de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33946-
dc.descriptionAcompanha: A hora-atividade do professor: determinações da lei e as potencialidades desse momento e espaço de formação e organização do trabalho docentept_BR
dc.description.abstractThis research aimed to understand the possibilities that open up in the Activity Hour (a moment in the working journey dedicated to the correction of assessments/tests, planning and study, granted by Law), as a space for training and organizing the teaching work of teachers who teach Mathematics in the early years of elementary school in the city of Piraquara-PR. We sought, through interviews, to listen to three classroom teachers, a pedagogical coordinator and a trainer from the Municipal Department of Education, about how they experience the Activity Hour. Therefore, qualitative research was carried out, using Oral History as a methodology. From the interviews, we created narratives that were analyzed through an analysis of singularities and a brief look at the convergences regarding the Activity Hour as a space for training and organizing teaching work, together, above all, with the law. Our analysis reveals the importance that teachers, coordinators and trainers place on Activity Hour, highlighting this as a privileged and necessary space for training, planning and evaluation, as set out in Law 11.738/2008, in addition to pointing to the potential that the work developed at this moment has (or can have) on student learning. When narrating their experiences at Activity Hour, the interviewees consider the training moments offered at the Municipal Department of Education to be relevant and highlight (emphasize) the time that is dedicated to planning. They also reveal the need for more specific training, especially with regard to Special Education. As an educational product, we present a manual in the form of a booklet, in which we gather information about Activity Hour, as stipulated by law, establishing a conversation with the interviewees (represented by avatars) mobilizing selected excerpts from their respective narratives, about how they experience the Hours of activity in the municipality where they work as teachers, coordinator and trainer. The objective of the educational product is to share information and experiences related to Activity Hour and contribute só that, increasingly, this teaching achievement can be respected and valued.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectNarrativa (Retórica)pt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectProfessores - Formação - Brasilpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de matemática - Estudo e ensino - Programa de atividadespt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectNarration (Rhetoric)pt_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.subjectTeachers, Training of - Brazilpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics teachers - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleUm estudo sobre a hora-atividade como espaço de formação e organização do trabalho docente de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeA study on activity hours as a space for training and organizing teaching work of teachers who teach mathematics in the early years of elementary educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objetivo compreender as possibilidades formativas que se abrem na Hora-atividade (um momento na jornada de trabalho dedicado à correção de avaliações/testes, planejamento e estudos, concedido por lei) de professores que ensinam (Matemática) nos anos iniciais do ensino fundamental, no município de Piraquara-PR. Buscamos, por meio da realização de entrevistas, ouvir três professores regentes de sala de aula, uma coordenadora pedagógica e uma formadora da Secretaria Municipal de Educação, sobre como vivenciam a Horaatividade. Foi realizada, portanto, uma pesquisa de caráter qualitativo, mobilizando a História Oral como metodologia. A partir das entrevistas, elaboramos narrativas que foram pensadas por meio de uma análise de singularidades e um breve olhar sobre as convergências no que se refere à Hora-atividade como espaço de possibilidades formativas e organização do trabalho docente, junto, sobretudo, à lei. Nossa análise revela a importância que os professores, coordenadora e formadora dispensam à Hora-atividade, sinalizando este como sendo momento privilegiado e necessário para formação, planejamento e avaliação, conforme disposto na Lei 11.738/2008, além de apontarem para o potencial que o trabalho desenvolvido neste momento tem (ou pode ter) na aprendizagem dos alunos. Ao narrarem suas vivências na Horaatividade, os entrevistados consideram relevante os momentos de formação ofertados na Secretaria Municipal de Educação e ressaltam (dão ênfase) ao tempo que é dedicado para o planejamento. Revelam, ainda, a necessidade de formações mais específicas, sobretudo no que se refere à Educação Especial. Como produto educacional, apresentamos um manual em forma de livreto, no qual reunimos informações sobre a Hora-atividade, como prevê a lei, estabelecendo uma conversa com os entrevistados (representados por avatares) mobilizando trechos selecionados de suas respectivas narrativas, sobre como vivenciam a Hora-atividade no município em que atuam como docentes, coordenadora e formadora. O objetivo do produto educacional é compartilhar informações e vivências relacionadas à Hora-atividade e contribuir para que, cada vez mais, essa conquista docente possa ser respeitada e valorizada.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-2237-8579pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8449225325533762pt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalez, Mirian Maria Andrade-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5004-6320pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1268942033771382pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Heloisa da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6025-3275pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6341356886921981pt_BR
dc.contributor.referee2Mocrosky, Luciane Ferreira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8578-1496pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1382294405333452pt_BR
dc.contributor.referee3Gonçalez, Mirian Maria Andrade-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-5004-6320pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1268942033771382pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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