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Título: Saúde vocal: possíveis relações para a alfabetização científica e tecnológica dos professores em formação inicial
Título(s) alternativo(s): Vocal health: possible relations for scientific and technological literacy of teachers in initial training
Autor(es): Rankel, Alessandra Larissa Seixas
Orientador(es): Miquelin, Awdry Feisser
Palavras-chave: Professores - Formação
Voz - Educação
Voz - Cuidado e higiene
Alfabetização
Teachers, Training of
Voice - Culture
Voice - Can and hygiene
Literacy
Data do documento: 17-Ago-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: RANKEL, Alessandra Larissa Seixas. Saúde vocal: possíveis relações para a alfabetização científica e tecnológica dos professores em formação inicial. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.
Resumo: Esta pesquisa objetivou investigar e desenvolver estratégias didático-metodológicas para promover uma relação de aprendizagem entre ciências e saúde vocal, na metodologia Alfabetização Científica Tecnológica (ACT) para futuros docentes. Nesta pesquisa priorizamos o ensino como meio transformador da realidade, que parte do senso comum, mas que se diferencia de outras pesquisas por ultrapassar os conhecimentos empíricos priorizando a relação do conhecimento científico com a realidade. Assim se estabeleceu um curso de formação inicial de docentes, verificando as interações, efetivando uma relação de ensino aprendizagem de ciências e saúde da voz sob a abordagem ACT. Desta forma a questão de pesquisa que norteou esta proposta foi: Quais as possíveis relações em torno da Alfabetização Científica e Tecnológica para professores em formação inicial baseado no tema saúde vocal? Investigou-se baseado nos conhecimentos prévios dos estudantes de licenciatura quanto a saúde vocal e a importância para a sua futura profissão com o intuito de evidenciar qual foi efetivamente a razoabilidade do tema para acadêmicos do 3º ano de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, na cidade de Ponta Grossa, Paraná. A coleta de dados se deu a partir das questões da Matriz Dialógica Problematizadora, das respostas dos questionários inicial e final e das anotações do diário de campo durante o desenvolvimento da formação. Partindo desses resultados compôs-se um curso de formação inicial de docentes, específico para os acadêmicos de licenciaturas. Pode-se concluir que os estudantes reconheceram a voz como instrumento de trabalho, apropriaram-se dos conhecimentos acerca dela e perceberam a necessidade dessa formação ocorrer em todos os cursos de licenciatura. A pedido dos participantes criou-se também um ebook com informações relevantes acerca da metodologia ACT e a saúde vocal.
Abstract: This research aimed to investigate and develop didactic-methodological strategies to promote a learning relationship between science and vocal health, in the Technological Scientific Literacy (TSC) methodology for future teachers. In this research we prioritized teaching as a means to transform reality, which starts from common sense, but differs from other research by going beyond empirical knowledge prioritizing the relationship of scientific knowledge with reality. Thus, an initial teacher training course was established, verifying the interactions, effecting a teaching-learning relationship of science and voice health under the ACT approach. Thus, the research question that guided this proposal was: What are the possible relations around Scientific and Technological Literacy for teachers in initial training based on the theme vocal health? We investigated based on the undergraduate students' previous knowledge about vocal health and its importance for their future profession with the purpose of showing what was effectively the reasonability of the theme for the students of the 3rd year of Biology undergraduate course at Universidade Tecnológica Federal do Paraná, in the city of Ponta Grossa, Paraná. The data collection was based on the questions of the Investigative Matrix, the answers of the initial and final questionnaires, and the field diary notes during the development of the training. Based on these results, an initial teacher training course was composed, specifically for undergraduate students. It can be concluded that the students recognized the voice as a working tool, appropriated knowledge about it and realized the need for this training to take place in all undergraduate courses. At the request of the participants, an e-book was also created with relevant information about ACT methodology and vocal health.
Descrição: Acompanha produção técnica: Saúde vocal: para professores
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32822
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

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