Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32822
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRankel, Alessandra Larissa Seixas-
dc.date.accessioned2023-11-08T12:38:52Z-
dc.date.available2023-11-08T12:38:52Z-
dc.date.issued2023-08-17-
dc.identifier.citationRANKEL, Alessandra Larissa Seixas. Saúde vocal: possíveis relações para a alfabetização científica e tecnológica dos professores em formação inicial. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32822-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Saúde vocal: para professorespt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to investigate and develop didactic-methodological strategies to promote a learning relationship between science and vocal health, in the Technological Scientific Literacy (TSC) methodology for future teachers. In this research we prioritized teaching as a means to transform reality, which starts from common sense, but differs from other research by going beyond empirical knowledge prioritizing the relationship of scientific knowledge with reality. Thus, an initial teacher training course was established, verifying the interactions, effecting a teaching-learning relationship of science and voice health under the ACT approach. Thus, the research question that guided this proposal was: What are the possible relations around Scientific and Technological Literacy for teachers in initial training based on the theme vocal health? We investigated based on the undergraduate students' previous knowledge about vocal health and its importance for their future profession with the purpose of showing what was effectively the reasonability of the theme for the students of the 3rd year of Biology undergraduate course at Universidade Tecnológica Federal do Paraná, in the city of Ponta Grossa, Paraná. The data collection was based on the questions of the Investigative Matrix, the answers of the initial and final questionnaires, and the field diary notes during the development of the training. Based on these results, an initial teacher training course was composed, specifically for undergraduate students. It can be concluded that the students recognized the voice as a working tool, appropriated knowledge about it and realized the need for this training to take place in all undergraduate courses. At the request of the participants, an e-book was also created with relevant information about ACT methodology and vocal health.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectVoz - Educaçãopt_BR
dc.subjectVoz - Cuidado e higienept_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectVoice - Culturept_BR
dc.subjectVoice - Can and hygienept_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.titleSaúde vocal: possíveis relações para a alfabetização científica e tecnológica dos professores em formação inicialpt_BR
dc.title.alternativeVocal health: possible relations for scientific and technological literacy of teachers in initial trainingpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou investigar e desenvolver estratégias didático-metodológicas para promover uma relação de aprendizagem entre ciências e saúde vocal, na metodologia Alfabetização Científica Tecnológica (ACT) para futuros docentes. Nesta pesquisa priorizamos o ensino como meio transformador da realidade, que parte do senso comum, mas que se diferencia de outras pesquisas por ultrapassar os conhecimentos empíricos priorizando a relação do conhecimento científico com a realidade. Assim se estabeleceu um curso de formação inicial de docentes, verificando as interações, efetivando uma relação de ensino aprendizagem de ciências e saúde da voz sob a abordagem ACT. Desta forma a questão de pesquisa que norteou esta proposta foi: Quais as possíveis relações em torno da Alfabetização Científica e Tecnológica para professores em formação inicial baseado no tema saúde vocal? Investigou-se baseado nos conhecimentos prévios dos estudantes de licenciatura quanto a saúde vocal e a importância para a sua futura profissão com o intuito de evidenciar qual foi efetivamente a razoabilidade do tema para acadêmicos do 3º ano de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, na cidade de Ponta Grossa, Paraná. A coleta de dados se deu a partir das questões da Matriz Dialógica Problematizadora, das respostas dos questionários inicial e final e das anotações do diário de campo durante o desenvolvimento da formação. Partindo desses resultados compôs-se um curso de formação inicial de docentes, específico para os acadêmicos de licenciaturas. Pode-se concluir que os estudantes reconheceram a voz como instrumento de trabalho, apropriaram-se dos conhecimentos acerca dela e perceberam a necessidade dessa formação ocorrer em todos os cursos de licenciatura. A pedido dos participantes criou-se também um ebook com informações relevantes acerca da metodologia ACT e a saúde vocal.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0004-0515-9173pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0612934285194811pt_BR
dc.contributor.advisor1Miquelin, Awdry Feisser-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7459-3780pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9516464037261848pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Machado, Elaine Ferreira-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8074-7192pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8971733063019157pt_BR
dc.contributor.referee1Miquelin, Awdry Feisser-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7459-3780pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9516464037261848pt_BR
dc.contributor.referee2Tanhoffer, Claudia Maria Sallai-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-4388-3347pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0918996977377712pt_BR
dc.contributor.referee3Machado, Elaine Ferreira-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-8074-7192pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8971733063019157pt_BR
dc.contributor.referee4Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-8453-0751pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6914975623530073pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
saudevocalalfabetizacaoprofessores.pdf1,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
saudevocalprofessores_produto.pdf8,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons