Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32810
Título: Análise do desenvolvimento de um jogo da função quadrática como contribuição para a aprendizagem das funções do segundo grau
Título(s) alternativo(s): Analysis of the development of a quadratic function game as a contribution to second-degree function learning
Autor(es): Duarte, Edna Guimarães
Orientador(es): Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Palavras-chave: Jogos educativos
Aprendizagem
Funções (Matemática)
Equações quadráticas
Matemática (Ensino médio)
Educational games
Learning
Functions
Equations, Quadratic
Mathematics (High School)
Data do documento: 23-Ago-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: DUARTE, Edna Guimarães. Análise do desenvolvimento de um jogo da função quadrática como contribuição para a aprendizagem das funções do segundo grau. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: O jogo pedagógico é um instrumento didático que contribui com a aprendizagem dos alunos por meio da interação entre pares. A utilização dos jogos proporciona um maior interesse pelo conteúdo apresentado e pode representar um contexto significativo para aprendizagem da Matemática. Em vista da necessidade de trabalhar as dificuldades de aprendizagem de Funções do Segundo Grau com estudantes do Ensino Médio, elencou-se enquanto questão principal de pesquisa: Como um Jogo da Função quadrática pode contribuir para a aprendizagem do conteúdo de Função do segundo grau? Desta forma, o objetivo geral foi analisar a contribuição de um Jogo da Função quadrática na aprendizagem de Função do segundo grau. Para isso elencou-se como objetivos específicos: elaborar e trabalhar um jogo pedagógico sobre o conteúdo de Função quadrática, com os estudantes de uma turma do primeiro ano, do Ensino Médio noturno. A pesquisa é qualitativa e como método de coleta de dados foram utilizados questionários, aplicação de trabalho em grupos mediante anotações da evolução da aprendizagem e construção do conhecimento de Funções do segundo grau pelos participantes, com o acompanhamento da professora da turma, pesquisadora deste trabalho. Participaram da pesquisa 16 estudantes do primeiro ano do Ensino Médio noturno, durante as aulas do segundo trimestre do ano de 2022. A pesquisa teve como foco a interação e a colaboração dos pares para a resolução do jogo em grupo e com base nos dados observados, através de anotações, gravações, filmagens e interações, foram organizadas quatro dimensões para a análise da pesquisa, interpretadas à luz do referencial teórico. Em síntese, o trabalho contribuiu para a aprendizagem da Função do segundo grau, ao permitir a interação, formação de atitudes colaborativas e de apoio entre os estudantes, além de ter proporcionado um ambiente agradável e propício para a aprendizagem de Matemática.
Abstract: The game-based learning is a teaching tool that contributes to student learning through peer interaction. The use of games provides a greater interest in the content presented and can represent a significant learning context for Mathematics. In view of the need to work on the learning difficulties of quadratic functional equations with High School students, the main question of the current research was: How can a quadratic function game contribute to the learning of second-degree function content? In this sense, the general objective was to investigate the contribution of a quadratic function game in the learning of second-degree polynomial functions. For this purpose, the following specific objectives were listed: to develop and work on a pedagogical game on the content of quadratic function, with students from a first year of High School, of night shift. The research is qualitative and as data collection method were questionnaires, group work, notes on the evolution of learning and construction of second-degree polynomial functions knowledge by the participants were used, with the supervision of the class teacher, researcher of this work. Sixteen students of the first year of high school, of night shift, participated in the research, during classes in the second quarter of 2022. The research focused on the interaction and collaboration of peers to solve the group game, and based on observed data, through notes, recordings, filming, and interactions, four dimensions were organized for the analysis of the research, interpreted in the light of the theoretical framework. In summary, this work contributed to learning the second-degree function, by allowing interaction, formation of collaborative and supportive attitudes among students, in addition to providing a pleasant and conducive environment for learning mathematics.
Descrição: Acompanha: Jogo da função quadrática: uma contribuição para a aprendizagem de função do segundo grau
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32810
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jogoaprendizagemfuncaoquadratica.pdf4,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
jogoaprendizagemfuncaoquadratica_produto.pdf2,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons