Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32810
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDuarte, Edna Guimarães-
dc.date.accessioned2023-11-07T20:44:06Z-
dc.date.available2023-11-07T20:44:06Z-
dc.date.issued2023-08-23-
dc.identifier.citationDUARTE, Edna Guimarães. Análise do desenvolvimento de um jogo da função quadrática como contribuição para a aprendizagem das funções do segundo grau. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32810-
dc.descriptionAcompanha: Jogo da função quadrática: uma contribuição para a aprendizagem de função do segundo graupt_BR
dc.description.abstractThe game-based learning is a teaching tool that contributes to student learning through peer interaction. The use of games provides a greater interest in the content presented and can represent a significant learning context for Mathematics. In view of the need to work on the learning difficulties of quadratic functional equations with High School students, the main question of the current research was: How can a quadratic function game contribute to the learning of second-degree function content? In this sense, the general objective was to investigate the contribution of a quadratic function game in the learning of second-degree polynomial functions. For this purpose, the following specific objectives were listed: to develop and work on a pedagogical game on the content of quadratic function, with students from a first year of High School, of night shift. The research is qualitative and as data collection method were questionnaires, group work, notes on the evolution of learning and construction of second-degree polynomial functions knowledge by the participants were used, with the supervision of the class teacher, researcher of this work. Sixteen students of the first year of high school, of night shift, participated in the research, during classes in the second quarter of 2022. The research focused on the interaction and collaboration of peers to solve the group game, and based on observed data, through notes, recordings, filming, and interactions, four dimensions were organized for the analysis of the research, interpreted in the light of the theoretical framework. In summary, this work contributed to learning the second-degree function, by allowing interaction, formation of collaborative and supportive attitudes among students, in addition to providing a pleasant and conducive environment for learning mathematics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFunções (Matemática)pt_BR
dc.subjectEquações quadráticaspt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectFunctionspt_BR
dc.subjectEquations, Quadraticpt_BR
dc.subjectMathematics (High School)pt_BR
dc.titleAnálise do desenvolvimento de um jogo da função quadrática como contribuição para a aprendizagem das funções do segundo graupt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the development of a quadratic function game as a contribution to second-degree function learningpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO jogo pedagógico é um instrumento didático que contribui com a aprendizagem dos alunos por meio da interação entre pares. A utilização dos jogos proporciona um maior interesse pelo conteúdo apresentado e pode representar um contexto significativo para aprendizagem da Matemática. Em vista da necessidade de trabalhar as dificuldades de aprendizagem de Funções do Segundo Grau com estudantes do Ensino Médio, elencou-se enquanto questão principal de pesquisa: Como um Jogo da Função quadrática pode contribuir para a aprendizagem do conteúdo de Função do segundo grau? Desta forma, o objetivo geral foi analisar a contribuição de um Jogo da Função quadrática na aprendizagem de Função do segundo grau. Para isso elencou-se como objetivos específicos: elaborar e trabalhar um jogo pedagógico sobre o conteúdo de Função quadrática, com os estudantes de uma turma do primeiro ano, do Ensino Médio noturno. A pesquisa é qualitativa e como método de coleta de dados foram utilizados questionários, aplicação de trabalho em grupos mediante anotações da evolução da aprendizagem e construção do conhecimento de Funções do segundo grau pelos participantes, com o acompanhamento da professora da turma, pesquisadora deste trabalho. Participaram da pesquisa 16 estudantes do primeiro ano do Ensino Médio noturno, durante as aulas do segundo trimestre do ano de 2022. A pesquisa teve como foco a interação e a colaboração dos pares para a resolução do jogo em grupo e com base nos dados observados, através de anotações, gravações, filmagens e interações, foram organizadas quatro dimensões para a análise da pesquisa, interpretadas à luz do referencial teórico. Em síntese, o trabalho contribuiu para a aprendizagem da Função do segundo grau, ao permitir a interação, formação de atitudes colaborativas e de apoio entre os estudantes, além de ter proporcionado um ambiente agradável e propício para a aprendizagem de Matemática.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0003-9772-3888pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2654400917247038pt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1489-6245pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6374015489865372pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1489-6245pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6374015489865372pt_BR
dc.contributor.referee2Pires, Pierre André Garcia-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2408-876Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5044005878267981pt_BR
dc.contributor.referee3Sturion, Leonardo-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-6975-5343pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7994134300926513pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jogoaprendizagemfuncaoquadratica.pdf4,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
jogoaprendizagemfuncaoquadratica_produto.pdf2,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons