Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32616
Título: Uma proposta de inserção de sequência didática em relatividade geral para o terceiro ano do ensino médio
Título(s) alternativo(s): A proposal to insert a didactic sequence in general relativity for the third year of high school
Autor(es): Bonato, Henrique de Oliveira
Orientador(es): Ribas, Marlos de Oliveira
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino
Relatividade geral (Física)
Prática de ensino
Educação - Metodologia
Currículos - Planejamento - Educação
Physics - Study and teaching
General relativity (Physics)
Student teaching
Education - Methodology
Curriculum planning - Education
Data do documento: 11-Abr-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BONATO, Henrique de Oliveira. Uma proposta de inserção de sequência didática em relatividade geral para o terceiro ano do ensino médio. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: O presente trabalho visa à construção de uma sequência didática no tema relatividade geral voltada para o terceiro ano do ensino médio. Pode-se averiguar nos documentos curriculares a necessidade da inserção de tópicos de física moderna e contemporânea na educação básica. Também foram analisados artigos específicos que tratam sobre trazer a temática da gravitação einsteiniana para aulas do ensino médio. Com base nisso, e considerando o nível físico-matemático dos estudantes, foi realizada, fundamentada na transposição didática de Yves Chevallard e na perspectiva de sequência didática de Antoni Zabala, uma série encadeada de aulas a respeito do conteúdo da teoria geral da relatividade. Para tal, foram utilizados ideias sobre como trazer os assuntos, bem como o uso de gifs, trechos de filme e simulador virtual. Pode-se concluir, com base no referencial teórico estudado, que é sim possível trazer essa temática para a educação básica, com a devida e cuidadosa transposição do saber sábio a um saber a ensinar que seja adaptável às capacidades do aluno.
Abstract: The present work aims at the construction of a didactic sequence on the theme of general relativity aimed at the third year of high school. One can verify in the curricular documents the need to insert topics of modern and contemporary physics in basic education. Specific articles dealing with bringing the theme of Einsteinian gravitation to high school classes were also analyzed. Based on this, and considering the physical-mathematical level of the students, based on Yves Chevallard’s didactic transposition and Antoni Zabala’s perspective of didactic sequence, a series of classes was carried out on the content of the general theory of relativity. To this end, ideas on how to bring the subjects were used, as well as the use of gifs, movie clips and virtual simulator. It can be concluded, based on the theoretical framework studied, that it is possible to bring this theme to basic education, with the proper and careful transposition of wise knowledge to a knowledge to teach that is adaptable to the student’s abilities.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32616
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sequenciadidaticarelatividade.pdf2,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons