Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32280
Título: Sala de aula invertida e divertida: tecnologias digitais na formação continuada de professores da educação infantil
Título(s) alternativo(s): Inverted and fun classroom: digital technologies in the continuous training of early childhood education teachers
Autor(es): Teixeira, Damares Reis
Orientador(es): Oliveira, Marilu Martens
Palavras-chave: Educação de crianças
Professores - Formação
Leitura - Desenvolvimento
Tecnologia da informação
Ensino - Metodologia
Early childhood education
Teachers, Training of
Development Reading
Information technology
Teaching - Methodology
Data do documento: 25-Ago-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: TEIXEIRA, Damares Reis. Sala de aula invertida e divertida: tecnologias digitais na formação continuada de professores da educação infantil. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: Independente dos avanços da sociedade e das riquezas historicamente construídas pela humanidade, o trabalho de humanização é infindável e se reinicia a cada nascimento. A leitura é, nesse contexto, um patrimônio cultural que deve ser socializado de geração a geração. Para atender a essa necessidade cultural desde a mais tenra idade, o uso de tecnologias digitais e a formação docente são de grande importância. Assim, formula-se o problema de pesquisa: de que maneira um curso de formação continuada de professores, subsidiado por tecnologias digitais e proposta de sala de aula invertida, pode contribuir para o desenvolvimento do prazer ao se ler em alunos da pré-escola, na Educação Infantil? Esta investigação apresenta, portanto, o desenvolvimento de um curso de formação continuada com aplicação de um produto educacional e a análise desse processo educativo para aprimoração do trabalho docente frente aos desafios do letramento das crianças. Como objetivo fundamental propôs-se, então, avaliar o desenvolvimento de um processo de formação de professores, a partir da aplicação de uma sequência didática, visando ao aprimoramento do trabalho docente frente aos desafios do letramento das crianças. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com enfoque no estudo bibliográfico principalmente dos autores Lev Semenovich Vigotski, Rildo Cosson, Nelly Novaes Coelho, e de intervenção com 19 participantes, cujos dados foram realizados pela análise quali-quantitativa de episódios e análise textual discursiva. Os resultados e considerações finais apontam que o curso contribuiu com a formação dos docentes no que tange à promoção de estratégias de ensino adequadas ao desenvolvimento do aluno-leitor, incentivando o uso de tecnologias digitais como recurso didático e uma mobilização quanto ao reconhecimento da importância da formação continuada para atender a essa formação e reivindicar mais políticas públicas em prol de um professor-leitor.
Abstract: Regardless of the advances in society and the wealth historically built by humanity, the work of humanization is endless and restarts with every birth. In this context, reading is a cultural heritage that must be shared from generation to generation. To meet this cultural need from an early age, the use of digital technologies and teacher training are of great importance. Thus, the research problem is formulated: How can a course of continued education for teachers, supported by digital technologies and a proposal of inverted classroom, contribute to the pleasure on reading in preschool students in their Early Childhood Education? This investigation presents the development of a continued education course with the application of an educational product and the analysis of this educational process to enhance teaching towards children's literacy challenges. The main objective was to evaluate the development of teachers training process, from the application of a didactic sequence, aiming to improve the teaching towards children's literacy challenges. Therefore, a qualitative research was conducted, with a focus on bibliographic studies of authors such as Lev Semenovich Vigotski, Rildo Cosson, Nelly Novaes Coelho, and an intervention involving 19 participants, whose data were analyzed through qualitative-quantitative analysis of episodes and discursive textual analysis. The results and final considerations indicates that the course contributed to teachers' and reader-students on their training. Encouraging the use of digital technologies as a didactic resource, and raising awareness to the importance of continued education to meet these demands for more public policies in favor of a teacher-reader.
Descrição: Acompanha: Para gostar de ler é preciso aprender: uma proposta para a formação do aluno-leitor
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32280
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
salaaulatecnologiasformacao.pdf3,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
salaaulatecnologiasformacao_produto.pdf1,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons