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Título: Modelagem do escoamento em um coletor de admissão de um motor tricilindrico: estudo da junção T como condição de contorno
Título(s) alternativo(s): Flow modeling in an intake manifold of a tricylindrical engine: study of the T junction as contour condition
Autor(es): Santin, Matheus Argenta
Orientador(es): Alegre, José Antonio Andrés Velásquez
Palavras-chave: Escoamento
Gás - Escoamento
Automóveis - Motores
Modelos matemáticos
Runoff
Gas flow
Automobiles - Motors
Mathematical models
Data do documento: 24-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTIN, Matheus Argenta. Modelagem do escoamento em um coletor de admissão de um motor tricilindrico: estudo da junção T como condição de contorno. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: A indústria automotiva sempre buscou inovações, atualmente com as novas políticas de contenções de emissões, as montadoras vêm buscando alternativas para a reduzir a emissão de gases poluentes em seus veículos. A politica de downsizing vem se popularizando entre os grandes fabricantes de motores, junto dessa tendência os motores de três cilindros estão sendo cada vez mais utilizados pelas montadoras. Esse aumento de utilização se deve a vantagens que esses motores apresentam em comparação a motores de 4 cilindros ou mais. Devido a popularização da configuração tri-cilíndrica surge a necessidade de prever nas ferramentas de simulação computacional tal configuração. Dessa forma é de grande importância o desenvolvimento de um método de cálculo para a modelagem do escoamento quase estacionário de um fluido compressível através de uma junção de dutos, normalmente presente em coletores de admissão e exaustão de um MCI com três cilindros.
Abstract: The automotive industry has always looked for innovations, currently with the new emission containment policies, automakers have been looking for alternatives to reduce the emission of polluting gases from their vehicles. The downsizing policy has become popular among the major engine manufacturers, along with this trend, three-cylinder engines are becoming more common in automakers. This increase in use is due to the advantages that these engines have compared to engines with 4 cylinders or more. The popularization of the tri-cylindrical configuration creates the need to predict such configuration in computer simulation tools. In this way, is important to develop a calculation method for modeling the quasi-stationary flow of a compressible fluid through a pipeline junction, normally present in intake and exhaust manifolds of an ICM with three cylinders.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32228
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