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dc.creatorSantin, Matheus Argenta-
dc.date.accessioned2023-08-25T21:33:38Z-
dc.date.available2023-08-25T21:33:38Z-
dc.date.issued2022-06-24-
dc.identifier.citationSANTIN, Matheus Argenta. Modelagem do escoamento em um coletor de admissão de um motor tricilindrico: estudo da junção T como condição de contorno. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32228-
dc.description.abstractThe automotive industry has always looked for innovations, currently with the new emission containment policies, automakers have been looking for alternatives to reduce the emission of polluting gases from their vehicles. The downsizing policy has become popular among the major engine manufacturers, along with this trend, three-cylinder engines are becoming more common in automakers. This increase in use is due to the advantages that these engines have compared to engines with 4 cylinders or more. The popularization of the tri-cylindrical configuration creates the need to predict such configuration in computer simulation tools. In this way, is important to develop a calculation method for modeling the quasi-stationary flow of a compressible fluid through a pipeline junction, normally present in intake and exhaust manifolds of an ICM with three cylinders.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEscoamentopt_BR
dc.subjectGás - Escoamentopt_BR
dc.subjectAutomóveis - Motorespt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectRunoffpt_BR
dc.subjectGas flowpt_BR
dc.subjectAutomobiles - Motorspt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.titleModelagem do escoamento em um coletor de admissão de um motor tricilindrico: estudo da junção T como condição de contornopt_BR
dc.title.alternativeFlow modeling in an intake manifold of a tricylindrical engine: study of the T junction as contour conditionpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA indústria automotiva sempre buscou inovações, atualmente com as novas políticas de contenções de emissões, as montadoras vêm buscando alternativas para a reduzir a emissão de gases poluentes em seus veículos. A politica de downsizing vem se popularizando entre os grandes fabricantes de motores, junto dessa tendência os motores de três cilindros estão sendo cada vez mais utilizados pelas montadoras. Esse aumento de utilização se deve a vantagens que esses motores apresentam em comparação a motores de 4 cilindros ou mais. Devido a popularização da configuração tri-cilíndrica surge a necessidade de prever nas ferramentas de simulação computacional tal configuração. Dessa forma é de grande importância o desenvolvimento de um método de cálculo para a modelagem do escoamento quase estacionário de um fluido compressível através de uma junção de dutos, normalmente presente em coletores de admissão e exaustão de um MCI com três cilindros.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Alegre, José Antonio Andrés Velásquez-
dc.contributor.referee1Alegre, José Antonio Andrés Velásquez-
dc.contributor.referee2Rossi, Luciano Fernando dos Santos-
dc.contributor.referee3Schischting, Rodrigo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::MAQUINAS, MOTORES E EQUIPAMENTOSpt_BR
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