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Título: O uso de problemas geradores: um estudo para a construção de uma problemoteca
Título(s) alternativo(s): The use of generative problems: a study for the construction of a problem library
Autor(es): Koga, Tamara Cristina Santi
Orientador(es): Justulin, Andresa Maria
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Problemas, questões, exercícios
Ensino fundamental
Mathematics - Study and teaching
Mathematics - Examinations, questions, etc
Fundamental education
Data do documento: 27-Abr-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: KOGA, Tamara Cristina Santi. O uso de problemas geradores: um estudo para a construção de uma problemoteca. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender como professores dos anos finais do Ensino Fundamental escolhem e utilizam problemas matemáticos, apoiando assim a organização de uma Problemoteca (uma biblioteca contendo problemas geradores) levando em conta a forma que esses professores realizam esta seleção. A pesquisa é de caráter qualitativo e os participantes da pesquisa foram quatro discentes do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática (PPGMAT), ingressantes no ano de 2022, professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Como instrumentos de produção de dados foram utilizados um questionário e entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados utilizou-se da Análise Textual Discursiva (ATD) e o corpus da pesquisa foi constituído pelas respostas ao formulário e diálogos obtidos a partir das transcrições das entrevistas, realizadas pela plataforma Google Meet e por conversas por meio do aplicativo de mensagens Whatsapp. A partir disso foi realizada a unitarização, categorização e a comunicação dos dados. Os resultados indicam que os professores ainda utilizam muito o livro didático escolhido pela escola e materiais prontos que o governo disponibiliza. Em relação ao momento de utilização do problema, mesmo os professores que utilizam problemas no início das aulas, o fazem para a aplicação de um conteúdo apresentado previamente e não como construção de um novo conhecimento, ou os utilizam para explicar e resolver o problema com os alunos, não oportunizando um espaço para que realizem suas próprias conexões e construção de conhecimento. O produto educacional desta pesquisa foi a organização da Problemoteca, uma biblioteca de problemas geradores, contendo a indicação do ano escolar, da habilidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da unidade temática, do conteúdo envolvido, das estratégias de resolução para cada problema e orientações ao professor em relação à aplicação do problema apresentado. Espera-se, com a disponibilização da Problemoteca, que cada vez mais professores e alunos de graduação busquem a utilização de problemas geradores para a introdução e o desenvolvimento de conteúdos matemáticos em sala de aula, possibilitando o raciocínio matemático e autonomia dos alunos.
Abstract: This research has the general objective of understanding how teachers in the final years of Elementary School choose and use mathematical problems, thus supporting the organization of a Problemoteca (a library containing generative problems) taking into account how these teachers make this selection. The research is of a qualitative nature and the research participants were four students of the Postgraduate Program in Mathematics Teaching (PPGMAT), entering in the year 2022, teachers of the final years of elementary school. A questionnaire and semi-structured interviews were used as instruments of data production. For the data analysis it was used the Textual Discourse Analysis (ATD) and the corpus of the research was constituted by the answers to the form and dialogues obtained from the transcripts of the interviews, carried out by the Google Meet platform and by conversations through the Whatsapp messaging application. From this, the unitarization, categorization, and reporting of the data was performed. The results indicate that teachers still use a lot of the textbook chosen by the school and ready-made materials that the government makes available. In relation to the moment of using the problem, even the teachers that use problems at the beginning of the classes, do it for the application of a content previously presented and not as a construction of a new knowledge, or use them to explain and solve the problem with the students, not providing a space for them to make their own connections and build knowledge. The educational product resulting from this research was the organization of the Problemoteca, a library of generative problems, containing the indication of the school year, the skill from the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), the thematic unit, the content involved, the resolution strategies for each problem and guidelines for the teacher regarding the application of the problem presented. It is expected that, with the availability of Problemoteca, that more and more teachers and undergraduate students will seek the use of generative problems for the introduction and development of mathematical content in the classroom, enabling mathematical reasoning and student autonomy.
Descrição: Acompanha: Problemoteca: sua biblioteca de problemas matemáticos
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31703
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