Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31703
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKoga, Tamara Cristina Santi-
dc.date.accessioned2023-07-06T18:39:16Z-
dc.date.available2023-07-06T18:39:16Z-
dc.date.issued2023-04-27-
dc.identifier.citationKOGA, Tamara Cristina Santi. O uso de problemas geradores: um estudo para a construção de uma problemoteca. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31703-
dc.descriptionAcompanha: Problemoteca: sua biblioteca de problemas matemáticospt_BR
dc.description.abstractThis research has the general objective of understanding how teachers in the final years of Elementary School choose and use mathematical problems, thus supporting the organization of a Problemoteca (a library containing generative problems) taking into account how these teachers make this selection. The research is of a qualitative nature and the research participants were four students of the Postgraduate Program in Mathematics Teaching (PPGMAT), entering in the year 2022, teachers of the final years of elementary school. A questionnaire and semi-structured interviews were used as instruments of data production. For the data analysis it was used the Textual Discourse Analysis (ATD) and the corpus of the research was constituted by the answers to the form and dialogues obtained from the transcripts of the interviews, carried out by the Google Meet platform and by conversations through the Whatsapp messaging application. From this, the unitarization, categorization, and reporting of the data was performed. The results indicate that teachers still use a lot of the textbook chosen by the school and ready-made materials that the government makes available. In relation to the moment of using the problem, even the teachers that use problems at the beginning of the classes, do it for the application of a content previously presented and not as a construction of a new knowledge, or use them to explain and solve the problem with the students, not providing a space for them to make their own connections and build knowledge. The educational product resulting from this research was the organization of the Problemoteca, a library of generative problems, containing the indication of the school year, the skill from the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), the thematic unit, the content involved, the resolution strategies for each problem and guidelines for the teacher regarding the application of the problem presented. It is expected that, with the availability of Problemoteca, that more and more teachers and undergraduate students will seek the use of generative problems for the introduction and development of mathematical content in the classroom, enabling mathematical reasoning and student autonomy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics - Examinations, questions, etcpt_BR
dc.subjectFundamental educationpt_BR
dc.titleO uso de problemas geradores: um estudo para a construção de uma problemotecapt_BR
dc.title.alternativeThe use of generative problems: a study for the construction of a problem librarypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo geral compreender como professores dos anos finais do Ensino Fundamental escolhem e utilizam problemas matemáticos, apoiando assim a organização de uma Problemoteca (uma biblioteca contendo problemas geradores) levando em conta a forma que esses professores realizam esta seleção. A pesquisa é de caráter qualitativo e os participantes da pesquisa foram quatro discentes do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática (PPGMAT), ingressantes no ano de 2022, professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Como instrumentos de produção de dados foram utilizados um questionário e entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados utilizou-se da Análise Textual Discursiva (ATD) e o corpus da pesquisa foi constituído pelas respostas ao formulário e diálogos obtidos a partir das transcrições das entrevistas, realizadas pela plataforma Google Meet e por conversas por meio do aplicativo de mensagens Whatsapp. A partir disso foi realizada a unitarização, categorização e a comunicação dos dados. Os resultados indicam que os professores ainda utilizam muito o livro didático escolhido pela escola e materiais prontos que o governo disponibiliza. Em relação ao momento de utilização do problema, mesmo os professores que utilizam problemas no início das aulas, o fazem para a aplicação de um conteúdo apresentado previamente e não como construção de um novo conhecimento, ou os utilizam para explicar e resolver o problema com os alunos, não oportunizando um espaço para que realizem suas próprias conexões e construção de conhecimento. O produto educacional desta pesquisa foi a organização da Problemoteca, uma biblioteca de problemas geradores, contendo a indicação do ano escolar, da habilidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da unidade temática, do conteúdo envolvido, das estratégias de resolução para cada problema e orientações ao professor em relação à aplicação do problema apresentado. Espera-se, com a disponibilização da Problemoteca, que cada vez mais professores e alunos de graduação busquem a utilização de problemas geradores para a introdução e o desenvolvimento de conteúdos matemáticos em sala de aula, possibilitando o raciocínio matemático e autonomia dos alunos.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6863442187737264pt_BR
dc.contributor.advisor1Justulin, Andresa Maria-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4107-8464pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8269689492704497pt_BR
dc.contributor.referee1Justulin, Andresa Maria-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4107-8464pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8269689492704497pt_BR
dc.contributor.referee2Araman, Eliane Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1808-2599pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1237757168533855pt_BR
dc.contributor.referee3Marcatto, Flavia Sueli Fabiani-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-9998-5705pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3185119736199337pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
problemasgeradoresproblemoteca.pdf1,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
problemasgeradoresproblemoteca_produto.pdf34,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons