Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31661
Título: Avaliação em projetos de modelagem matemática no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Assessment of mathematical modelling projects in high school
Autor(es): Luvison, Milena
Orientador(es): Dalto, Jader Otavio
Palavras-chave: Modelos matemáticos
Avaliação educacional
Matemática (Ensino médio)
Mathematical models
Educational evaluation
Mathematics (High School)
Data do documento: 30-Mar-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: LUVISON, Milena. Avaliação em projetos de modelagem matemática no ensino médio. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar como intervenções do professor delineiam o desenvolvimento de Projetos em Modelagem Matemática no Ensino Médio. Intitulado como "Projeto de Modelagem Matemática as sextas" foram desenvolvidas três atividades de Modelagem Matemática, sendo o intuito da temática do Projeto arrecadar recursos para uma viagem de formatura. Sabendo que a Modelagem Matemática é uma estratégia de ensino que se difere da aula tradicional, é importante que ela seja avaliada a partir de estratégias diferentes. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, cujo interesse está em tentar compreender o significado que os participantes atribuem as suas experiências, em uma turma de 3ª série do Ensino Médio, de uma escola privada localizada no município de Apucarana no ano de 2021. As três atividades desenvolvidas foram: atividade do bombom, atividade do cookie e atividade da rifa, os estudantes divididos em grupos desenvolviam as atividades e entregavam a professora, a qual analisava e fazia comentários (oral ou escritos) e devolvia aos estudantes, afim de que eles pudessem analisar o que haviam feito, complementar ou corrigir caso houvesse equívocos em suas resoluções. Os resultados da pesquisa nos mostram um meio de avaliar um Projeto de Modelagem Matemática que se difere do método tradicional, os estudantes foram avaliados em todo o processo, durante o desenvolvimento das atividades, nas correções feitas por meio dos comentários realizados pela professora e pela análise final que permitiu que eles refletissem sobre as atividades que foram desenvolvidas.
Abstract: This paper aims to analyse how the teacher's interventions outline the development of Mathematical Modelling Projects in High School. It was entitled "Mathematical Modelling Projects on Fridays" and three Mathematical Modelling activities were developed. The Project theme aims to raise funds for a graduation trip. Knowing that Mathematical Modeling is a teaching strategy that differs from the traditional class, it is important that it be evaluated from different strategies. A qualitative research was carried out, whose interest lies in trying to understand the meaning that the participants attribute to their experiences in a third-grade high school in a private school located in the city of Apucarana in the year 2021. The three activities developed were: the candy activity, the cookie activity, and the raffle activity. The students, divided into groups, developed the activities and delivered them to the teacher, who analysed and made comments (oral or written) and returned them to the students so that they could analyse what they had done, complement or correct them in case there were mistakes in their resolutions. The results of the research show us a way to evaluate a Mathematical Modeling Project that escapes the traditional method. The students were evaluated throughout the process, during the development of the activities, in the corrections made through comments made by the teacher and by the final analysis that allowed them to reflect on the developed activities.
Descrição: Acompanha: Guia para o desenvolvimento de projetos de modelagem matemática
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31661
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
avaliacaoprojetosmodelagemmatematica.pdf7,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
avaliacaoprojetosmodelagemmatematica_produto.pdf1,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons