Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31661
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLuvison, Milena-
dc.date.accessioned2023-07-03T19:51:15Z-
dc.date.available2023-07-03T19:51:15Z-
dc.date.issued2023-03-30-
dc.identifier.citationLUVISON, Milena. Avaliação em projetos de modelagem matemática no ensino médio. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31661-
dc.descriptionAcompanha: Guia para o desenvolvimento de projetos de modelagem matemáticapt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to analyse how the teacher's interventions outline the development of Mathematical Modelling Projects in High School. It was entitled "Mathematical Modelling Projects on Fridays" and three Mathematical Modelling activities were developed. The Project theme aims to raise funds for a graduation trip. Knowing that Mathematical Modeling is a teaching strategy that differs from the traditional class, it is important that it be evaluated from different strategies. A qualitative research was carried out, whose interest lies in trying to understand the meaning that the participants attribute to their experiences in a third-grade high school in a private school located in the city of Apucarana in the year 2021. The three activities developed were: the candy activity, the cookie activity, and the raffle activity. The students, divided into groups, developed the activities and delivered them to the teacher, who analysed and made comments (oral or written) and returned them to the students so that they could analyse what they had done, complement or correct them in case there were mistakes in their resolutions. The results of the research show us a way to evaluate a Mathematical Modeling Project that escapes the traditional method. The students were evaluated throughout the process, during the development of the activities, in the corrections made through comments made by the teacher and by the final analysis that allowed them to reflect on the developed activities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.subjectEducational evaluationpt_BR
dc.subjectMathematics (High School)pt_BR
dc.titleAvaliação em projetos de modelagem matemática no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeAssessment of mathematical modelling projects in high schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar como intervenções do professor delineiam o desenvolvimento de Projetos em Modelagem Matemática no Ensino Médio. Intitulado como "Projeto de Modelagem Matemática as sextas" foram desenvolvidas três atividades de Modelagem Matemática, sendo o intuito da temática do Projeto arrecadar recursos para uma viagem de formatura. Sabendo que a Modelagem Matemática é uma estratégia de ensino que se difere da aula tradicional, é importante que ela seja avaliada a partir de estratégias diferentes. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, cujo interesse está em tentar compreender o significado que os participantes atribuem as suas experiências, em uma turma de 3ª série do Ensino Médio, de uma escola privada localizada no município de Apucarana no ano de 2021. As três atividades desenvolvidas foram: atividade do bombom, atividade do cookie e atividade da rifa, os estudantes divididos em grupos desenvolviam as atividades e entregavam a professora, a qual analisava e fazia comentários (oral ou escritos) e devolvia aos estudantes, afim de que eles pudessem analisar o que haviam feito, complementar ou corrigir caso houvesse equívocos em suas resoluções. Os resultados da pesquisa nos mostram um meio de avaliar um Projeto de Modelagem Matemática que se difere do método tradicional, os estudantes foram avaliados em todo o processo, durante o desenvolvimento das atividades, nas correções feitas por meio dos comentários realizados pela professora e pela análise final que permitiu que eles refletissem sobre as atividades que foram desenvolvidas.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9174-4627pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1637904626535371pt_BR
dc.contributor.advisor1Dalto, Jader Otavio-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7684-2480pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3499880434249661pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Karina Alessandra Pessoa da-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1766-137Xpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4960826662569812pt_BR
dc.contributor.referee1Borssoi, Adriana Helena-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1725-6307pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1393224739848502pt_BR
dc.contributor.referee2Dalto, Jader Otavio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3499880434249661pt_BR
dc.contributor.referee3Pires, Magna Natalia Marin-
dc.contributor.referee3Latteshttps://orcid.org/0000-0001-6755-5674pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
avaliacaoprojetosmodelagemmatematica.pdf7,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
avaliacaoprojetosmodelagemmatematica_produto.pdf1,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons