Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31531
Título: Letramento artístico: quiz arte e a leitura de imagens
Título(s) alternativo(s): Artistic literacy: reading images through the art quiz
Autor(es): Silva, Leonardo Nickson da
Orientador(es): Oliveira, Marilu Martens
Palavras-chave: Interpretação de imagens
Arte - Estudo e ensino
Tecnologia e as artes
Aplicativos móveis
Picture interpretation
Art - Study and teaching
Technology and the arts
Mobile apps
Data do documento: 20-Abr-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SILVA, Leonardo Nickson da. Letramento artístico: quiz arte e a leitura de imagens. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: O uso da tecnologia na sociedade atual visa a integrar e potencializar a capacidade humana com as mídias digitais. Assim, apresenta-se uma problemática: em que medida a nova realidade do estudante do século XXI exige o uso de aplicativos e ferramentas digitais em sala de aula pelos professores, enquanto metodologia ativa de ensino e de aprendizagem? A presença da tecnologia digital cria oportunidade de expressão e comunicação, promovendo o desenvolvimento de habilidades de leitura de imagens no ensino da arte. Justifica-se, portanto, esta pesquisa, que objetivou desenvolver um aplicativo contendo o Quiz Arte para incrementar o letramento artístico de estudantes do Ensino Médio, do Instituto Federal do Paraná Campus Telêmaco Borba, por meio da análise de imagens. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação (com base bibliográfica e abordagem qualitativa), que buscou o desenvolvimento de um produto educacional interativo, realizado no ano de 2021. A pesquisa envolveu os conceitos de intertextualidade, interartes, intermídias, multiletramentos, leitura de imagens e mobile learning, calcados nos principais estudiosos da área como Rojo, Ana Mae Barbosa, Clüver, Candido, Kristeva, Bakhtin, Moran, Demo, Massetto, Behrens e Prensky. Com base nesses autores, foi desenvolvido o aplicativo Artefato, que contém o Quiz Arte, sistema de aprendizagem digital com um questionário sobre o estudo da arte, no qual os usuários analisam imagens sobre a temática, acumulando pontos. Tal ferramenta educacional promove o letramento artístico dos estudantes por meio da leitura de imagens. Dessa forma, comprovou-se que é possível desenvolver um produto educacional para o componente curricular Arte, utilizando-se a tecnologia. Espera-se que este estudo sirva de inspiração para professores de diversas instituições de ensino no que diz respeito às práticas pedagógicas digitais.
Abstract: The use of technology in today's society aims to integrate and enhance human capacity with digital media. Thus, a problem arises: to what extent does the new reality of the 21st century student require the use of applications and digital tools in the classroom by teachers, as an active teaching and learning methodology? The presence of digital technology creates opportunities for expression and communication, promoting the development of image reading skills in art teaching. Therefore, this research is justified, which aimed to develop an application containing the Art Quiz to increase the artistic literacy of high school students, from the Federal Institute of Paraná Campus Telêmaco Borba, through image analysis. Methodologically, this is an action-research (with a bibliographical basis and a qualitative approach), which sought to develop an interactive educational product, carried out in the year 2021. The research involved the concepts of intertextuality, interarts, intermedia, multiliteracies, reading of images and mobile learning, based on the main scholars in the area such as Rojo, Ana Mae Barbosa, Clüver, Candido, Kristeva, Bakhtin, Moran, Demo, Massetto, Behrens and Prensky. Based on these authors, the Artefato application was developed, which contains Quiz Arte, a digital learning system with a questionnaire on the study of art, in which users analyze images on the subject, accumulating points. This educational tool promotes students' artistic literacy through image reading. Thus, it was proved that it is possible to develop an educational product for the Art curricular component, using technology. It is hoped that this study will serve as an inspiration for teachers from different educational institutions with regard to digital pedagogical practices.
Descrição: Acompanha: Quiz arte e a leitura de imagens: jogando também se aprende
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31531
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
letramentoartisticoquizarte.pdf2,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
letramentoartisticoquizarte_produto.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons