Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31359
Título: O pensamento funcional de alunos dos anos finais do ensino fundamental em atividades de modelagem matemática
Título(s) alternativo(s): Functional thinking of final years of elementary school students in mathematical modeling activities
Autor(es): Luz, Gizele Antunes da
Orientador(es): Borssoi, Adriana Helena
Palavras-chave: Modelos matemáticos
Educação básica
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Programas de atividades
Mathematical models
Basic education
Mathematics - Study and teaching
Matemática - Activity programs
Data do documento: 27-Fev-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: LUZ, Gizele Antunes da. O pensamento funcional de alunos dos anos finais do ensino fundamental em atividades de modelagem matemática. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e teve como objetivo investigar e evidenciar quais os tipos de Pensamento Funcional são manifestados pelos alunos ao desenvolverem atividades de Modelagem Matemática. De acordo com a literatura, o Pensamento Funcional pode ser classificado de três formas: Pensamento Recursivo, Covariacional e por Correspondência. Nesta pesquisa, assumimos a Modelagem Matemática como uma alternativa pedagógica. Diante disso, nos propusemos a desenvolver atividades com potencial para a promoção do Pensamento Funcional por meio de atividades de Modelagem Matemática. Os dados foram coletados por meio de gravação de áudio e vídeo transcritos na íntegra, fotos, memórias da professora pesquisadora e materiais produzidos pelos alunos (manuscritos, slides, vídeo). Para a análise seguimos a metodologia de análise qualitativa interpretativa. Desenvolvemos e analisamos dados de três atividades desenvolvidas com uma turma de 29 alunos do 9º ano em que buscamos evidenciar as fases da Modelagem Matemática: inteiração, matematização, resolução, interpretação de resultados e validação, bem como, indícios dos tipos do Pensamento Funcional dos alunos. Ao analisarmos as três atividades chegamos a algumas conclusões e reflexões que revelaram indícios dos três tipos do Pensamento Funcional. A primeira atividade nos permitiu evidenciar o Pensamento Funcional Recursivo e o Covariacional. No desenvolvimento da segunda atividade, foi possível perceber o Pensamento Funcional Recursivo, Covariacional e por Correspondência. E, a terceira atividade, que também permitiu que os alunos expressassem os três tipos do Pensamento Funcional. Como resultado desta pesquisa elaboramos o Produto Educacional intitulado “Pensamento Funcional e Modelagem Matemática: sugestões de atividades para os Anos Finais do Ensino Fundamental”. Por fim, trazemos considerações sobre as atividades analisadas que permitiram evidenciar o Pensamento Funcional, as dificuldades e desafios para a realização desta pesquisa, e considerações sobre aprimoramentos para realização de atividades futuras.
Abstract: This research was developed with students in the 9th grade of elementary school and aimed to investigate and evidence which types of Functional Thinking are manifested by students when developing Mathematical Modeling activities. According to the literature, Functional Thinking can be classified in three ways: Recursive, Covariational and Correspondence Thinking. In view of this, we set out to develop activities with the potential to promote Functional Thinking through Mathematical Modeling activities. Data were collected through audio and video recording, fully transcribed photos, memories of the teacher-researcher and materials produced by students (manuscripts, slides, video). For the analysis, we followed the methodology of qualitative interpretative analysis. We developed and analysed data from three activities developed with a group of 29 students from the 9th grade in which we sought to highlight the phases of Mathematical Modeling: integration, mathematization, resolution, interpretation of results and validation, as well as indications of the types of students' Functional Thinking. By analysing the three activities, we arrived at some conclusions and reflections that revealed evidence of the three types of Functional Thinking. The first activity allowed us to highlight Functional Recursive and Covariational Thinking. In the development of the second activity, it was possible to perceive Recursive, Covariational and Correspondence Functional Thinking. And, the third activity, which also allowed students to express the three types of Functional Thinking. As a result of this research, we elaborated the Educational Product entitled “Functional Thinking and Mathematical Modeling: suggestions for activities for the Final Years of Elementary School”. Finally, we bring considerations about the analyzed activities that made it possible to highlight Functional Thinking, the difficulties and challenges for carrying out this research, and considerations about improvements for carrying out future activities.
Descrição: Acompanha: Pensamento funcional e modelagem matemática: sugestões de atividades para os anos finais do ensino fundamental
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31359
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pensamentofuncionalmodelagemmatematica.pdf8,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
pensamentofuncionalmodelagemmatematica_produto.pdf9,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons