Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31359
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLuz, Gizele Antunes da-
dc.date.accessioned2023-05-08T20:02:37Z-
dc.date.available2023-05-08T20:02:37Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.citationLUZ, Gizele Antunes da. O pensamento funcional de alunos dos anos finais do ensino fundamental em atividades de modelagem matemática. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31359-
dc.descriptionAcompanha: Pensamento funcional e modelagem matemática: sugestões de atividades para os anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.description.abstractThis research was developed with students in the 9th grade of elementary school and aimed to investigate and evidence which types of Functional Thinking are manifested by students when developing Mathematical Modeling activities. According to the literature, Functional Thinking can be classified in three ways: Recursive, Covariational and Correspondence Thinking. In view of this, we set out to develop activities with the potential to promote Functional Thinking through Mathematical Modeling activities. Data were collected through audio and video recording, fully transcribed photos, memories of the teacher-researcher and materials produced by students (manuscripts, slides, video). For the analysis, we followed the methodology of qualitative interpretative analysis. We developed and analysed data from three activities developed with a group of 29 students from the 9th grade in which we sought to highlight the phases of Mathematical Modeling: integration, mathematization, resolution, interpretation of results and validation, as well as indications of the types of students' Functional Thinking. By analysing the three activities, we arrived at some conclusions and reflections that revealed evidence of the three types of Functional Thinking. The first activity allowed us to highlight Functional Recursive and Covariational Thinking. In the development of the second activity, it was possible to perceive Recursive, Covariational and Correspondence Functional Thinking. And, the third activity, which also allowed students to express the three types of Functional Thinking. As a result of this research, we elaborated the Educational Product entitled “Functional Thinking and Mathematical Modeling: suggestions for activities for the Final Years of Elementary School”. Finally, we bring considerations about the analyzed activities that made it possible to highlight Functional Thinking, the difficulties and challenges for carrying out this research, and considerations about improvements for carrying out future activities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Programas de atividadespt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMatemática - Activity programspt_BR
dc.titleO pensamento funcional de alunos dos anos finais do ensino fundamental em atividades de modelagem matemáticapt_BR
dc.title.alternativeFunctional thinking of final years of elementary school students in mathematical modeling activitiespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa foi desenvolvida com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e teve como objetivo investigar e evidenciar quais os tipos de Pensamento Funcional são manifestados pelos alunos ao desenvolverem atividades de Modelagem Matemática. De acordo com a literatura, o Pensamento Funcional pode ser classificado de três formas: Pensamento Recursivo, Covariacional e por Correspondência. Nesta pesquisa, assumimos a Modelagem Matemática como uma alternativa pedagógica. Diante disso, nos propusemos a desenvolver atividades com potencial para a promoção do Pensamento Funcional por meio de atividades de Modelagem Matemática. Os dados foram coletados por meio de gravação de áudio e vídeo transcritos na íntegra, fotos, memórias da professora pesquisadora e materiais produzidos pelos alunos (manuscritos, slides, vídeo). Para a análise seguimos a metodologia de análise qualitativa interpretativa. Desenvolvemos e analisamos dados de três atividades desenvolvidas com uma turma de 29 alunos do 9º ano em que buscamos evidenciar as fases da Modelagem Matemática: inteiração, matematização, resolução, interpretação de resultados e validação, bem como, indícios dos tipos do Pensamento Funcional dos alunos. Ao analisarmos as três atividades chegamos a algumas conclusões e reflexões que revelaram indícios dos três tipos do Pensamento Funcional. A primeira atividade nos permitiu evidenciar o Pensamento Funcional Recursivo e o Covariacional. No desenvolvimento da segunda atividade, foi possível perceber o Pensamento Funcional Recursivo, Covariacional e por Correspondência. E, a terceira atividade, que também permitiu que os alunos expressassem os três tipos do Pensamento Funcional. Como resultado desta pesquisa elaboramos o Produto Educacional intitulado “Pensamento Funcional e Modelagem Matemática: sugestões de atividades para os Anos Finais do Ensino Fundamental”. Por fim, trazemos considerações sobre as atividades analisadas que permitiram evidenciar o Pensamento Funcional, as dificuldades e desafios para a realização desta pesquisa, e considerações sobre aprimoramentos para realização de atividades futuras.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-3054-9427pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8238854853925624pt_BR
dc.contributor.advisor1Borssoi, Adriana Helena-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1725-6307pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1393224739848502pt_BR
dc.contributor.referee1Borssoi, Adriana Helena-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1725-6307pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1393224739848502pt_BR
dc.contributor.referee2Braz, Bárbara Cândido-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2280-3261pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9744720063478294pt_BR
dc.contributor.referee3Dalto, Jader Otavio-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7684-2480pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3499880434249661pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pensamentofuncionalmodelagemmatematica.pdf8,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
pensamentofuncionalmodelagemmatematica_produto.pdf9,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons