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Título: Diretor(a) escolar da rede municipal de Londrina: uma abordagem da sociologia das profissões
Título(s) alternativo(s): School director of the municipal network of Londrina: an approach to the sociology of professions
Autor(es): Alencar, Amanda Yuri Nishiyama de
Orientador(es): Guerrini, Daniel
Palavras-chave: Diretores escolares
Prática profissional
Profissões - Aspectos sociológicos
School principals
Professional practice
Professions - Sociological aspects
Data do documento: 18-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: ALENCAR, Amanda Yuri Nishiyama de. Diretor(a) escolar da rede municipal de Londrina: uma abordagem da sociologia das profissões. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos diretores(as) escolares é o excesso de trabalho nas instituições escolares, uma vez que a gestão escolar agrega diferentes dimensões inerentes ao trabalho. Dentre as quais elenca-se as dimensões pedagógica, administrativa e financeira. Nesse sentido, a pesquisa foi desenvolvida a partir do seguinte problema de pesquisa: como os diretores(as) escolares do Município de Londrina organizam-se para definir e garantir sua atuação profissional? Como acontece a demarcação da atividade profissional do diretor(a) escolar no Município de Londrina? Quais as credenciais exigidas para ser diretor(a) escolar no Município de Londrina? Ao considerar esse cenário, propôs-se uma pesquisa qualitativa, de campo, com o objetivo de compreender como ocorre a demarcação e organização profissional dos diretores(as) escolares no Município de Londrina. A discussão, subsidiada pela Sociologia das profissões, tem como alicerce os pressupostos teóricos de autores como Freidson (1998), Coelho (1999) e Diniz (2001). Realizou-se uma análise da legislação e de autores que abordam sobre o tema da direção escolar. A pesquisa de campo, empírica, foi desenvolvida a partir da aplicação de um questionários, que contou com a participação de, aproximadamente, 15% dos diretores(as) da rede municipal básica da Educação de Londrina. Como resultado, os dados apontam para uma falta de corpo de conhecimentos comum característico da atividade; amplo credenciamento acadêmico; grande burocratização e carência de critérios específicos referente ao trabalho do diretor(a). A partir de tais observações, elaborou-se o infográfico como produto educacional, tal como exigido pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Londrina.
Abstract: One of the biggest difficulties faced by school directors is the excess of work in school institutions, since school management adds different dimensions inherent to work. Among which are listed the pedagogical, administrative and financial dimensions. In this sense, the research was developed from the following research problem: how do school principals in the Municipality of Londrina organize themselves to define and guarantee their professional performance? How does the demarcation of the professional activity of the school principal take place in the Municipality of Londrina? What credentials are required to be a school principal in the Municipality of Londrina? When considering this scenario, a qualitative field research was proposed, with the objective of understanding how the demarcation and professional organization of school principals in the Municipality of Londrina occurs. The discussion, supported by the Sociology of professions, is based on the theoretical assumptions of authors such as Freidson (1998), Coelho (1999) and Diniz (2001). An analysis of the legislation and authors that address the subject of school management was carried out. The empirical field research was developed from the application of a questionnaire, which had the participation of approximately 15% of the directors of the basic municipal network of Education in Londrina. As a result, the data point to a lack of common knowledge characteristic of the activity; broad academic accreditation; great bureaucratization and lack of specific criteria regarding the director's work. Based on these observations, the infographic was created as an educational product, as required by the Graduate Program in Teaching Human, Social and Natural Sciences (PPGEN), at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), Londrina campus.
Descrição: Acompanha: Infográfico: a ocupação diretiva na percepção dos diretores(as) da rede municipal de Londrina
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30336
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

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