Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30336
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlencar, Amanda Yuri Nishiyama de-
dc.date.accessioned2022-12-21T14:21:17Z-
dc.date.available2022-12-21T14:21:17Z-
dc.date.issued2022-11-18-
dc.identifier.citationALENCAR, Amanda Yuri Nishiyama de. Diretor(a) escolar da rede municipal de Londrina: uma abordagem da sociologia das profissões. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30336-
dc.descriptionAcompanha: Infográfico: a ocupação diretiva na percepção dos diretores(as) da rede municipal de Londrinapt_BR
dc.description.abstractOne of the biggest difficulties faced by school directors is the excess of work in school institutions, since school management adds different dimensions inherent to work. Among which are listed the pedagogical, administrative and financial dimensions. In this sense, the research was developed from the following research problem: how do school principals in the Municipality of Londrina organize themselves to define and guarantee their professional performance? How does the demarcation of the professional activity of the school principal take place in the Municipality of Londrina? What credentials are required to be a school principal in the Municipality of Londrina? When considering this scenario, a qualitative field research was proposed, with the objective of understanding how the demarcation and professional organization of school principals in the Municipality of Londrina occurs. The discussion, supported by the Sociology of professions, is based on the theoretical assumptions of authors such as Freidson (1998), Coelho (1999) and Diniz (2001). An analysis of the legislation and authors that address the subject of school management was carried out. The empirical field research was developed from the application of a questionnaire, which had the participation of approximately 15% of the directors of the basic municipal network of Education in Londrina. As a result, the data point to a lack of common knowledge characteristic of the activity; broad academic accreditation; great bureaucratization and lack of specific criteria regarding the director's work. Based on these observations, the infographic was created as an educational product, as required by the Graduate Program in Teaching Human, Social and Natural Sciences (PPGEN), at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), Londrina campus.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0pt_BR
dc.subjectDiretores escolarespt_BR
dc.subjectPrática profissionalpt_BR
dc.subjectProfissões - Aspectos sociológicospt_BR
dc.subjectSchool principalspt_BR
dc.subjectProfessional practicept_BR
dc.subjectProfessions - Sociological aspectspt_BR
dc.titleDiretor(a) escolar da rede municipal de Londrina: uma abordagem da sociologia das profissõespt_BR
dc.title.alternativeSchool director of the municipal network of Londrina: an approach to the sociology of professionspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoUma das maiores dificuldades enfrentadas pelos diretores(as) escolares é o excesso de trabalho nas instituições escolares, uma vez que a gestão escolar agrega diferentes dimensões inerentes ao trabalho. Dentre as quais elenca-se as dimensões pedagógica, administrativa e financeira. Nesse sentido, a pesquisa foi desenvolvida a partir do seguinte problema de pesquisa: como os diretores(as) escolares do Município de Londrina organizam-se para definir e garantir sua atuação profissional? Como acontece a demarcação da atividade profissional do diretor(a) escolar no Município de Londrina? Quais as credenciais exigidas para ser diretor(a) escolar no Município de Londrina? Ao considerar esse cenário, propôs-se uma pesquisa qualitativa, de campo, com o objetivo de compreender como ocorre a demarcação e organização profissional dos diretores(as) escolares no Município de Londrina. A discussão, subsidiada pela Sociologia das profissões, tem como alicerce os pressupostos teóricos de autores como Freidson (1998), Coelho (1999) e Diniz (2001). Realizou-se uma análise da legislação e de autores que abordam sobre o tema da direção escolar. A pesquisa de campo, empírica, foi desenvolvida a partir da aplicação de um questionários, que contou com a participação de, aproximadamente, 15% dos diretores(as) da rede municipal básica da Educação de Londrina. Como resultado, os dados apontam para uma falta de corpo de conhecimentos comum característico da atividade; amplo credenciamento acadêmico; grande burocratização e carência de critérios específicos referente ao trabalho do diretor(a). A partir de tais observações, elaborou-se o infográfico como produto educacional, tal como exigido pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Londrina.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-8983-8947pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9461178267811018pt_BR
dc.contributor.advisor1Guerrini, Daniel-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9125-2638pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3668417244751428pt_BR
dc.contributor.referee1Guerrini, Daniel-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9125-2638pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3668417244751428pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Tania da Costa-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0954-0153pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5198597852321142pt_BR
dc.contributor.referee3Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia-
dc.contributor.referee3IDhttp://orcid.org/0000-0002-1489-6245pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6374015489865372pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diretorescolarsociologiaprofissoes.pdf3,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
diretorescolarsociologiaprofissoes_produto.pdf2,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons