Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30333
Título: Tarefas de análise da produção escrita para o ensino de função afim
Título(s) alternativo(s): Written production analysis tasks for teaching function concept
Autor(es): Ferreira, Gustavo Jose Wurmeister
Orientador(es): Dalto, Jader Otavio
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Problemas, questões, exercícios
Funções (Matemática)
Aprendizagem
Mathematics - Study and teaching
Mathematics - Examinations, questions, etc
Functions
Learning
Data do documento: 28-Set-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: FERREIRA, Gustavo Jose Wurmeister. Tarefas de análise da produção escrita para o ensino de função afim. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: A Análise da Produção Escrita vem sendo pesquisada com sucesso como metodologia ativa de ensino em diversos conteúdos no ensino da matemática, no entanto, pouco se conhece sobre a utilização desta prática no ensino de funções. Desta forma, o objetivo deste trabalho é investigar a utilização de Tarefas de Análise da Produção Escrita em Matemática no ensino dos conceitos de função e mais especificamente a função afim, a partir da Análise da Produção Escrita e estruturado por uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem. Foram aplicadas 14 tarefas, desenvolvidas de acordo com os critérios da Análise da Produção Escrita, chamadas de TAPE (Tarefas de Análise da Produção Escrita) e mais uma tarefa diagnóstica, com o intuito de inventariar o que os alunos já sabiam e utilizar como comparativo para depois das aulas através do uso das TAPE. A aplicação das TAPE ocorreu em uma escola estadual, sendo aplicada em duas turmas do 3º ano do Ensino Médio das quais o autor é o professor titular. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa realizada em quatro momentos, definição das tarefas para obtenção de produções escritas, elaboração das Tarefas de Análise da Produção Escrita e a Trajetória Hipotética de Aprendizagem, a preparação e aplicação da Trajetória Hipotética de Aprendizagem e análise dos dados. Os resultados da análise apontam uma evolução significativa na aprendizagem dos principais conceitos de função afim, evidenciando as potencialidades das Tarefas de Análise da Produção Escrita. Com esta pesquisa se tem um material que pode contribuir para reforçar a Análise da Produção Escrita como estratégia de ensino, com potencial aplicação das Tarefas de Análise da Produção Escrita, evidenciando o compromisso do professor com todo o processo, desde a preparação das tarefas até sua discussão e formalização do conteúdo, destacando a participação ativa dos alunos no processo de ensino e aprendizagem, ficando evidente a característica de reflexão, análise, discussão e conclusão que as TAPE proporcionam, o desempenho positivo com relação a aprendizagem do conteúdo de funções e contribuições para Educação Matemática.
Abstract: The Written Production Analysis has been successfully researched as active teaching methodology in several subjects in mathematics teaching, however, we don't know much about the use of this methodology when teaching functions. Therefore, the objective of this study is to investigate the use of Written Production Analysis Task in mathematics when teaching the concept of function, more specific affine function, through the Written Production Analysis methodology and structured by a Hypothetical Learning Trajectory. Fourteen tasks were applied, developed in accordance with the criteria of the Written Production Analysis, called TAPE (Tasks of Analysis of Production Written) and one more diagnosis task, in order to inventory what the students already knew and use that as a comparison after classes through the use of TAPE. The application of TAPE occurred in a State School, being applied in two classes of High school third grade, in which the author is the professor. For that, was developed a qualitative research done in four moments, definition of tasks to obtain written productions, elaboration of Tasks of Analysis of Production Written and the Hypothetical Learning Trajectory, preparation and application of Hypothetical Learning Trajectory and data analysis. The analysis results show a significant improvement in learning the main concepts of affine function, highlighting the potential of Tasks of Analysis of Production Written. With this research we have a material that can contribute to reinforce the Written Production Analysis as a teaching strategy, with potential application of Tasks of Analysis of Production Written, evidencing the teachers commitment with all the process, from the tasks preparation to their discussion and content formalization, highlighting the active participation of students in the teaching and learning process, becoming evident the characteristic of reflection, analysis, discussion and conclusion that TAPE provides, positive performance in relation to content learning of functions and contributions to Mathematics Education.
Descrição: Acompanha: Sequência didática de tarefas de análise da produção escrita para o ensino de função
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30333
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tarefasensinofuncaoafim.pdf5,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
tarefasensinofuncaoafim_produto.pdf1,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons