Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30333
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Gustavo Jose Wurmeister-
dc.date.accessioned2022-12-20T20:09:03Z-
dc.date.available2022-12-20T20:09:03Z-
dc.date.issued2022-09-28-
dc.identifier.citationFERREIRA, Gustavo Jose Wurmeister. Tarefas de análise da produção escrita para o ensino de função afim. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30333-
dc.descriptionAcompanha: Sequência didática de tarefas de análise da produção escrita para o ensino de funçãopt_BR
dc.description.abstractThe Written Production Analysis has been successfully researched as active teaching methodology in several subjects in mathematics teaching, however, we don't know much about the use of this methodology when teaching functions. Therefore, the objective of this study is to investigate the use of Written Production Analysis Task in mathematics when teaching the concept of function, more specific affine function, through the Written Production Analysis methodology and structured by a Hypothetical Learning Trajectory. Fourteen tasks were applied, developed in accordance with the criteria of the Written Production Analysis, called TAPE (Tasks of Analysis of Production Written) and one more diagnosis task, in order to inventory what the students already knew and use that as a comparison after classes through the use of TAPE. The application of TAPE occurred in a State School, being applied in two classes of High school third grade, in which the author is the professor. For that, was developed a qualitative research done in four moments, definition of tasks to obtain written productions, elaboration of Tasks of Analysis of Production Written and the Hypothetical Learning Trajectory, preparation and application of Hypothetical Learning Trajectory and data analysis. The analysis results show a significant improvement in learning the main concepts of affine function, highlighting the potential of Tasks of Analysis of Production Written. With this research we have a material that can contribute to reinforce the Written Production Analysis as a teaching strategy, with potential application of Tasks of Analysis of Production Written, evidencing the teachers commitment with all the process, from the tasks preparation to their discussion and content formalization, highlighting the active participation of students in the teaching and learning process, becoming evident the characteristic of reflection, analysis, discussion and conclusion that TAPE provides, positive performance in relation to content learning of functions and contributions to Mathematics Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.subjectFunções (Matemática)pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics - Examinations, questions, etcpt_BR
dc.subjectFunctionspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleTarefas de análise da produção escrita para o ensino de função afimpt_BR
dc.title.alternativeWritten production analysis tasks for teaching function conceptpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA Análise da Produção Escrita vem sendo pesquisada com sucesso como metodologia ativa de ensino em diversos conteúdos no ensino da matemática, no entanto, pouco se conhece sobre a utilização desta prática no ensino de funções. Desta forma, o objetivo deste trabalho é investigar a utilização de Tarefas de Análise da Produção Escrita em Matemática no ensino dos conceitos de função e mais especificamente a função afim, a partir da Análise da Produção Escrita e estruturado por uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem. Foram aplicadas 14 tarefas, desenvolvidas de acordo com os critérios da Análise da Produção Escrita, chamadas de TAPE (Tarefas de Análise da Produção Escrita) e mais uma tarefa diagnóstica, com o intuito de inventariar o que os alunos já sabiam e utilizar como comparativo para depois das aulas através do uso das TAPE. A aplicação das TAPE ocorreu em uma escola estadual, sendo aplicada em duas turmas do 3º ano do Ensino Médio das quais o autor é o professor titular. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa realizada em quatro momentos, definição das tarefas para obtenção de produções escritas, elaboração das Tarefas de Análise da Produção Escrita e a Trajetória Hipotética de Aprendizagem, a preparação e aplicação da Trajetória Hipotética de Aprendizagem e análise dos dados. Os resultados da análise apontam uma evolução significativa na aprendizagem dos principais conceitos de função afim, evidenciando as potencialidades das Tarefas de Análise da Produção Escrita. Com esta pesquisa se tem um material que pode contribuir para reforçar a Análise da Produção Escrita como estratégia de ensino, com potencial aplicação das Tarefas de Análise da Produção Escrita, evidenciando o compromisso do professor com todo o processo, desde a preparação das tarefas até sua discussão e formalização do conteúdo, destacando a participação ativa dos alunos no processo de ensino e aprendizagem, ficando evidente a característica de reflexão, análise, discussão e conclusão que as TAPE proporcionam, o desempenho positivo com relação a aprendizagem do conteúdo de funções e contribuições para Educação Matemática.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6085171040165929pt_BR
dc.contributor.advisor1Dalto, Jader Otavio-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7684-2480pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3499880434249661pt_BR
dc.contributor.referee1Savioli, Angela Marta Pereira das Dores-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5624-6398pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4879872802919794pt_BR
dc.contributor.referee2Dalto, Jader Otavio-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-7684-2480pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3499880434249661pt_BR
dc.contributor.referee3Tavares, Marcele-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-6844-6525pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3399032085207656pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tarefasensinofuncaoafim.pdf5,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
tarefasensinofuncaoafim_produto.pdf1,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons